Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 29 de Março de 2024

Escorpião todo cuidado é pouco.

Quarta, 16 de janeiro de 2019 às 15h42

O Departamento Municipal de Saúde (SMS), através do Controle de Zoonoses, Contole de Vetores e Vigilância em Saúde, alerta a população para o procedimento em casos de aparecimento de escorpiões, comuns nesta época do ano. Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. Algumas dicas são fundamentais para evitar acidentes e a presença do animal.

Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cristina Pereira da Silva, houve um aumento no número de acidentes com escorpião no ano de 2018. O acidente ocorre, geralmente, quando a vítima encosta no animal com as mãos ou com os pés.

Na natureza existem mais de mil espécies de escorpiões e os tipos mais comuns na região são: os marrons e os amarelos, sendo este último, considerado mais venenoso, segundo a Coordenadora do Controle de Vetores, Iraci Garcia Garcia

Em caso de acidente, as pessoas devem procurar, imediatamente, um atendimento médico, a Santa Casa de Parapuã ou as Estratégias de Saúde da Família (“postinhos”). “A nossa referência para a soroterapia é a Santa Casa de Tupã, mas há necessidade de indicação médica para administração”, explica a enfermeira. Em caso de picada, o procedimento é lavar bem o local com água e sabão e buscar o mais rápido possível o atendimento.

Os escorpiões podem ser encontrados em ambientes habitados pelo homem, principalmente, próximos a córregos, cemitérios, construções e linha férrea. Eles se escondem próximos às residências, entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas etc.

Dentro das casas, a atenção, em especial, deve ser na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. Por isso, a importância de se combater o aparecimento desses insetos, que se tornam atrativos.

A Médica Veterinária Ana Carolina, responsável pelo Controle de Zoonoses, alerta para atenção nas dicas para evitar acidentes e a presença dos escorpiões. Em caso de aparecimento do animal, o Centro de Zoonoses ou o Controle de Vetores deve ser avisado.

Evite acidentes:

- Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;

- Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;

- Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;

- Evite que lençóis toquem no chão;

- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;

- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;

- O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoa encosta a mão ou pé no escorpião.

Evite a presença dos escorpiões.

- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências.

- Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.;

- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;

- Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;

- Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;

- Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados).

- Limpe terrenos baldios das redondezas dos imóveis ocupados;