Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 25 de Abril de 2024

Saúde

Agentes Comunitárias de Saúde realizam atividades educativas nas Unidades de Saúde sobre doenças transmissíveis.

Segunda, 22 de maio de 2023 às 13h57

Na última sexta-feira, dia 12 de maio a agente comunitária de saúde Regina organizou com o apoio de sua equipe palestra na zona Rural dando abertura a realização do ciclo de cuidados a população.

Desta vez os moradores contemplados foram do bairro Alheiro, a família do senhor Baldo e Dona Noemia receberam a equipe do Centro de Saúde III Gilberto Miranda Cabral e os moradores daquela comunidade para uma Ação Educativa na prevenção e controle das doenças e agravos com enfoque nas doenças transmissíveis. Essa atividade faz parte da formação técnica recebida pelos agentes de saúde do município com o objetivo de incorporar no processo de trabalho o planejamento das Ações de Educação em Saúde para prevenção e controle de doenças e agravos a saúde.

Regina contou com a participação da Enfermeira Cristina que realizou a palestra e da equipe de enfermagem que ficaram responsáveis pela aferição da pressão arterial, glicemia capilar e vacinação contra gripe dos presentes.

No dia 16 de maio as agentes comunitárias de saúde da Estratégia Saúde da Família Drº Jader Labegalini Cabral organizaram e realizaram com o apoio de sua equipe palestra ministrada pela Dr Nádia sobre as hepatites, na ocasião todos aqueles que não haviam comprovação de vacinação anterior, ou que necessitavam completar o esquema também receberam a vacina. Dr Nádia falou dos diferentes tipos de hepatites, meios de contaminação e cuidados preventivos. Na ocasião também orientou sobre tratamentos e esclareceu dúvidas dos presentes.

A comunidade daquela área estão bastante contentes com o trabalho das agentes e aguardam novos eventos.

Também no dia 16, as agentes comunitárias de saúde da Estratégia Saúde da Família Dr German Alcoba Salgado prepararam com sua equipe um encontro com as gestantes para uma palestra com a Dr Maeli, que realizou esclarecimentos sobre as doenças transmissíveis que são testadas durante o pré-natal, HIV/Aids, Hepatites B e C e a Sífilis. A Dr reforçou cuidados para evitar o adoecimento por essas doenças, explicou o ciclo de cada uma delas, os tratamentos e a importância da testagem rápida.

Vale ressaltar que todas as unidades oferecem testagem rápidas para toda a população, basta procurar a mais próxima de sua residência e solicitar agendamento.

No dia 17 de maio as agentes comunitárias de saúde da Estratégia Saúde da Família 8 de Março encerraram as atividades desse módulo do curso. A  atividade foi realizada com apoio da equipe e contou com a presença do Dr Mauri, fisioterapeuta e integrante da equipe. Dr Mauri trouxe para aquela população orientações de extrema importância sobre a Hanseníase. Dr Mauri está cursando especialização na área, portanto a palestra foi realizada com muitas informações que até então eram desconhecidas ao público presente, que aproveitaram para tirar dúvidas e esclarecer fatos que conheciam, que foram repassados de gerações em gerações. Dr Mauri mostrou imagens e pediu a colaboração de todos para que cuidem de si e daqueles que estão ao seu redor, já que a hanseníase tem tratamento e cura.

Todas as atividades tiveram destaques nas áreas escolhidas, vale ressaltar que

Ações como estas acontecem para levar conhecimento e oferta de cuidados à saúde a todos os munícipes. Um trabalho importante que visa melhorar a saúde da população Parapuense.