Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 25 de Abril de 2024

Saúde

Equipe dos Agentes de Controle de Endemias está realizando nebulização contra o Aedes Aegypti (DENGUE)

Quinta, 12 de janeiro de 2023 às 13h29

No ano de 2021 foram constatados 162 casos de dengue no município, num total de 308 notificações.
Neste ano já existem 6 casos, a equipe dos Agentes de Controle de Endemias, irá realizar na avaliação de densidade larvária no município, . A ADL é uma atividade de vistoria dos imóveis na cidade de forma amostral e que tem por objetivo quantificar a infestação de mosquitos em todas as áreas da cidade, além de mensurar a quantidade de recipientes existentes; quais os principais tipos de criadouros; quantos estavam com água parada, quantos tinham larvas de mosquito e, destes, quantos estavam com larvas do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Recipientes -
Dos recipientes com larvas de Aedes aegypti e/ou possíveis criadouros, os mais frequentes foram aqueles que são móveis, como: baldes/regadores, bebedouro de animais, latas, frascos, plásticos utilizáveis, material de construção, piscinas desmontáveis, prato/pingadeira e lonas/encerados. Quanto aos recipientes fixos, os principais são ralos internos e externos e piscina fixa.
Orientação - A Vigilância Epidemiológica reforça a orientação aos munícipes em vistoriar seus imóveis pelo menos uma vez por semana para remover a água parada dos recipientes, colocando-os em local coberto para que não retenham água da chuva. Orienta ainda os proprietários de lotes e casas vazias para que mantenham as propriedades limpas e livres de possíveis focos do mosquito.
"A situação epidemiológica é preocupante. Temos que lembrar a população, mais uma vez, do papel de cada um nesta luta contra o mosquito. É preciso redobrar os cuidados nessa época chuvosa, verificando constantemente os quintais, não podemos deixar o mosquito nascer. Todos contra a Dengue”, destacou o responsável pela equipe dos Agentes de Controle de Endemias “Jordy”.