Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 27 de Abril de 2024

Saúde

Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) Intensificam Trabalhos no Município de Parapuã Contra a Dengue.

Sexta, 09 de fevereiro de 2024 às 15h29

Em meio ao aumento dos casos de dengue em todo o país, os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Parapuã estão intensificando seus esforços para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Com o apoio do Departamento Municipal de Saúde, esses profissionais têm realizado visitas domiciliares e empresas, orientando os moradores sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito, como recipientes que acumulam água parada, pneus, vasos de plantas e outros objetos que possam servir de ambiente propício para a reprodução do vetor.

Além disso, os ACE e ACS têm promovido ações educativas em escolas, empresas e comunidades, disseminando informações sobre os sintomas da dengue, medidas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce para um tratamento eficaz.

O engajamento da população é fundamental nesse combate, e os agentes têm enfatizado a necessidade da colaboração de todos, incentivando a participação ativa dos moradores na identificação e eliminação de possíveis focos de infestação do mosquito.

A prevenção da dengue é uma responsabilidade coletiva, e a atuação incansável dos ACE e ACS reflete o compromisso da equipe de saúde e da comunidade de Parapuã em proteger a saúde de todos os cidadãos. Juntos, unidos nessa luta, é possível reduzir os casos de dengue e garantir um ambiente mais seguro e saudável para toda a população.

Todo os meses são realizadas reuniões do Comitê de arbovirose, onde são tomadas as decisões sobre o enfrentamento no combate ao Aedes aegypti.

Atenção Foliões!

Estamos todos animados para o carnaval, não é mesmo?

Porém, antes de irmos à festa, devemos nos lembrar de algumas coisas importantes. Primeiro, vamos lembrar do bom senso e do juízo durantes as festas, para que não haja arrependimentos no futuro.

Com isso em mente, sabe quem mais está ansioso para as festas?

Isso mesmo, nosso velho amigo aedes aegypti...

Sabendo que há um feriado prolongado e previsão de chuva, ele está empolgadíssimo em saber que não tem ninguém para incomodá-lo durante esses dias. E a alegria dele pode ser a nossa tristeza.

No começo deste ano, tivemos 6 casos de dengue confirmados e 34 notificações. Pode parecer pouco, mas não podemos esquecer que no ano passado, eles também vieram devagar e de repente estávamos com 835 casos confirmados e 6 óbitos. Também é importante saber que há outros municípios e estados do Brasil em situação de emergência, com alguns até mesmo cancelando as festividades.

Portanto, porque não lembrarmos de dar uma olhada a mais em nossas casas antes de irmos para à festa? Afinal de contas, se trata da segurança e a saúde de nossa cidade. Vamos lembrar de verificar se não há água parada nos nossos pratinhos e vasos de planta (nem esperar ela secar sozinha), eliminar todos os objetos que podem acumular água (inclusive aqueles pneuzinhos que não se queima na academia).

Lembrem-se de usar repelente, principalmente para vocês que pretendem viajar, manter-se hidratado e, caso hajam sintomas de febre, dor de cabeça, dor no corpo, dores atrás dos olhos, cansaço, fraqueza, manchas avermelhadas pelo corpo com muita coceira e enjoos, procurar atendimento médico.

Esperamos que esse carnaval lhes seja memorável, mas de maneira agradável.

Cuidem-se e Boas Festas!