Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 25 de Abril de 2024

Saúde

Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes Controladores de Endemias promovem ciclo de promoção e Prevenção a doenças.

Sexta, 28 de abril de 2023 às 13h47

Durante a semana de 17 a 20 de abril agentes de saúde promovem atividades de promoção e prevenção a doenças e agravos, isso se deu a partir da atividade Cuidado, Educação e Comunicação em Saúde, proposta na etapa formativa 1- módulo 4.

No dia 18/4 as Agentes Comunitárias de Saúde da ESF 8 de Março promoveram uma palestra em parceria com a educadora física Emily Francisco sobre Hipertensão, Diabetes e Atividade Física. A atividade teve como proposito orientar sobre a importância de realizar atividade física, a profissional destacou que qualquer atividade é importante para melhorar a qualidade de vida, caminhadas se fazem necessárias a qualquer idade, bem como alimentos saudáveis melhoram a disposição e auxiliam na redução do uso de medicamentos.

No dia 18/4 aconteceu nas dependências da Escola Municipal do Córrego Rico palestras sobre o mosquito transmissor da Dengue, na ocasião foram apresentadas amostras de todos os ciclos do desenvolvimento do mosquito. A atividade foi de iniciativa dos Agentes Controladores de Endemias, Jordi e Aline e da Agente Comunitária de Saúde Regina.   A atividade tem muito relevância diante do momento vivenciado pelo município, e segundo os agentes ensinar as crianças meios de prevenir a doença faz todo sentido, pois se tornam grandes aliados no combate a transmissão da dengue.

No dia 19/4 as Agentes Comunitárias de Saúde da ESF Dr German Alcoba Salgado promoveram uma palestra em parceria com a Psicóloga Fernanda Carrinho sobre o tabagismo. O tabaco é uma causa de adoecimento e o município possui um Programa instituído que oferece atendimento psicológico, medicamento e insumos necessários para quem deseja parar de fumar. A necessidade desta palestra surgiu após levantamento dos agentes de saúde que mensuraram o quantitativo de fumantes em sua área de abrangência.

No dia    19/4 as Agentes Comunitárias de Saúde da ESF Dr Jader Labegalini Cabral promoveram a 1ª Roda de Conversa sobre Depressão, este que é um tema muito atual e de grande significância para a comunidade. Na ocasião foram convidados munícipes de todo o território de abrangência para uma conversa com a estudante do 5º ano de psicologia Rauane Renata Ferrara.  O encontro foi tomado por emoções e grandes expectativas dos usuários da unidade em prosseguir com a atividade.

No que se refere ao ciclo, não poderia ter acontecido em melhor momento. Os Agentes de Saúde estão trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população, e o curso técnico tem o intuito de capacitá-los para que atividades como estas aconteçam com maior periodicidade. No geral, todos, usuários, escolares e as equipes das Unidades, bem como a gestão se sentiram muito felizes por proporcionar tais eventos que somam para fazer com que a saúde de Parapuã seja praticada com responsabilidade e cuidado para toda a população.