Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 27 de Abril de 2024

Administração e Finanças

Parapuã usa novo inseticida para combate à dengue nas casas

Quinta, 16 de abril de 2020 às 10h13

O Departamento Municipal de Saúde iniciou os preparativos para executar a nebulização no combate ao Aedes aegypti usando um novo inseticida. O Cielo foi enviado ao município pelo Ministério da Saúde e requer novas técnicas de aplicação. O serviço será desenvolvido em toda a cidade com prioridade de locais onde tenham muitas pessoas com sintomas da doença.

Conforme a dinâmica de trabalho, o nebulizador será direcionado às portas, janelas e vidros do imóvel, que devem estar abertos para facilitar a entrada do inseticida. Cada um desses pontos receberá um jato de fumacê para melhor tratamento dos cômodos contra o mosquito. Antes, com o inseticida Malathion, a nebulização era feita apenas no entorno das residências.

A Prefeitura adquiriu novas Máquinas para a nebulização, bem como realizou a manutenção das antigas, ficando o setor de Controle de Vetores equipados para atender as necessidades.
“O novo inseticida eliminará os mosquitos adultos que estiverem no imóvel no momento da aplicação. Para evitar novos focos do mosquito, o morador deverá ser manter uma rotina de eliminação de recipientes que possam acumular água”, ressalta Iraci Garcia Garcia, Coordenadora do Controle de Vetores.

A profissional pede que os moradores recebam os agentes em suas residências. Outra recomendação é manter cobertos alimentos, água e utensílios de cozinha; recolher roupas penduradas no varal; guardar bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários; retire roupas de cama, mesa e banho em uso; mantenha em local coberto carros, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê e andador.
Durante a aplicação do inseticida, os moradores deverão permanecer na calçada do outro lado da rua, acompanhados, quando houver, das crianças, recém-nascidos e idosos, bem como dos animais. Só deverão retornar ao imóvel após 30 minutos.
Pessoas doentes ou acamadas deverão ficar em cômodo fechado e nele permanecer por 30 minutos após a aplicação. É aconselhável a vedação de frestas das portas e janelas, neste caso.

Boletim

O Departamento Municipal de Saúde atualizou as notificações por dengue na terça-feira, dia 14. Parapuã registrou 875 casos confirmados, desde o começo do ano. No período, 176 diagnósticos deram negativo.