Este site necessita que o Javascript esteja habilitado.
Prefeitura de Parapuã

Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Segunda, 20 de Maio de 2024

Prefeitura de Parapuã

Parapuã
30°C máx
17°C min
Saúde

Saúde Municipal Recebe Capacitação sobre Leishmaniose visceral

Sexta, 18 de agosto de 2023 às 12h57
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã






Funcionários do Departamento Municipal de Saúde foram capacitados, nesta semana, sobre leishmaniose visceral. O treinamento ocorreu no prédio do CCI, e teve como objetivo discutir a vigilância da doença no estado de São Paulo, aspectos clínicos e laboratoriais, tratamento e reservatórios urbanos.


 


Participaram da capacitação equipes dos Agentes Controladores de Vetores e Agentes Comunitários de Saúde, ministrados pelo Centro Controle de Doenças (CCD).


Quinta-feira e Hoje Sexta-feira 18 de agosto as equipes realizaram trabalho em campo


 


Leishmaniose visceral


O que é?
A Leishmaniose Visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido através da picada de um inseto chamado flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido por mosquito palha e que pode atingir pessoas e animais, principalmente o cão. O mosquito palha se contamina picando um cão infectado e posteriormente uma pessoa. Não há transmissão direta entre pessoas e pessoas e cães.


Como identificar casos suspeitos?
Para as pessoas: em caso de febre persistente, aumento de baço e fígado, é necessário buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, principalmente se esteve em uma área onde a doença esteja ocorrendo.
Para os cães: em caso de emagrecimento progressivo, feridas e descamações de pele, queda anormal de pelos, aparecimento de ínguas, crescimento anormal de unhas, inchaço de pernas, sangramento de nariz ou de outras aberturas, entre outros sintomas, busque a Vigilância Municipal ou os serviços de Controle de Zoonoses, Canil Municipal ou outro similar.


Como prevenir?
Vigiar a população de cães, controlar a proliferação do inseto vetor e evitar que ele pique as pessoas. Essas ações são tanto de proteção individual como de manejo do ambiente.


 



Fale com a Prefeitura Municipal de Parapuã

Horário de Atendimento

07h30min às 12h 13h30min às 17h

Av São Paulo, N° 1.113 - Centro, Parapuã/SP