Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Domingo, 28 de Abril de 2024

Lar Esperança de Parapuã, realiza ações no Setembro Amarelo

Quinta, 14 de setembro de 2023 às 09h31

Setembro amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

O Lar Esperança (Saúde Mental de Parapuã) realizam no início do mês ações para conscientização, no dia 01 de setembro foi realizada a abertura oficial da campanha, no Ginásio de Esportes ‘Gerson Luiz Milanesi’, dia 02 foi realizado um pedágio na Avenida São Paulo, com orientações sobre o setembro amarelo e funcionamento do Lar Esperança (Saúde Mental de Parapuã), momento religioso, aferição de pressão arterial e glicemia, o pedágio contou com a participação de voluntários, equipe da saúde municipal e membros do Rotary Club de Parapuã.

No dia 03 de setembro, as ações foram realizadas nos templos religiosos, onde foram realizados momento de orações em agradecimento e valorização da vida.

04 de setembro no Parapuã Piscina Clube foi realizado um simpósio de Saúde Mental, o evento contou com a participação em massa da equipe da saúde, onde foram realizadas diversas apresentações artísticas, depoimentos emocionantes de pessoas que estão participando das reuniões do Lar Esperança (Saúde Mental de Parapuã).

Também foram apresentados os projetos que irão compor o Lar Esperança que são:

- Projeto “Comunidade Esperança” sendo o voluntario Alcides Borghi, que através das histórias busca a integração de jovens e idosos através do nosso passado.

- Projeto “As cores da Esperança” sendo o voluntario Alessandro Teixeira da Silva, que através da pintura busca ajudar a recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social da pessoa através da pintura. Os objetivos da arteterapia são os mesmos dos da psicoterapia.

- Projeto “Samba & Esperança” sendo voluntario Jeferson Roberto dos Santos Ribeiro, que busca através da música auxiliar no processo de melhoria da Saúde Mental.

- Projeto “Empoderamente” sendo voluntária Lidiane Cristina da Silva Oliveira, irá realizar diversas oficinas criando a possibilidade de geração de emprego e renda para as famílias.

- Projeto atendimento psicológico, sendo voluntaria a Psicóloga Deise Caroline, com rodas de conversas temáticas, grupos terapêuticos e acolhimento individual quando necessário.

Após as apresentações foi realizada roda de conversa com a participação de todos os presentes, e no período da tarde foi realizada exposição de trabalhos artísticos, culturais e musicais.