Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 27 de Abril de 2024

Saúde

Agentes de Controle de Endemias (ACE) realizam atividades para para prevenir e controlar a propagação de doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika e chikungunya.

Sexta, 15 de março de 2024 às 15h05

Aqui está uma breve explicação sobre cada uma dessas atividades:

Busca de focos: Os ACEs fazem inspeções em áreas suspeitas ou conhecidas por abrigar criadouros de mosquitos transmissores de doenças. Eles procuram por recipientes de água parada onde os mosquitos possam se reproduzir e eliminam ou tratam esses focos.

Visitas a escolas e casas: Os ACEs visitam escolas e residências para educar as pessoas sobre a importância de eliminar criadouros de mosquitos em suas propriedades e fornece orientações sobre como se proteger das picadas de insetos.

Palestras: Eles realizam palestras educativas em comunidades para conscientizar as pessoas sobre os riscos das doenças transmitidas por vetores, as medidas de prevenção e a importância da participação da comunidade no controle dessas doenças.

Nebulização: A nebulização é uma técnica utilizada para controlar a população de mosquitos adultos. Os ACEs aplicam inseticidas em áreas específicas onde há uma alta concentração de mosquitos, geralmente durante surtos de doenças transmitidas por vetores.

Passeatas: As passeatas são eventos organizados pelos ACEs para chamar a atenção da comunidade para a importância do controle de vetores e da participação ativa de todos na prevenção das doenças transmitidas por esses insetos.

Essas atividades fazem parte de um esforço integrado de saúde pública para proteger as comunidades contra as doenças transmitidas por vetores e são fundamentais para reduzir a incidência dessas doenças e promover o bem-estar da população.

Sábado dia  16/03/2024, das 9h às 11h  será realizado um pedágio contra a dengue, zika e Chikungunya defronte ao Banco do Brasil.