Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 26 de Abril de 2024

Saúde

Governo do Estado de São Paulo lança Emissão da Carteirinha do Autista (Gratuita).

Quinta, 13 de abril de 2023 às 11h38

A expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), conhecido como ‘RG do autista’, já pode ser feita sem custo. O documento vai facilitar a identificação da pessoa com TEA e seus responsáveis propiciando mais rapidez no atendimento aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.

Para obter a identificação especial, o interessado deve acessar o portal Ciptea https://ciptea.sp.gov.br

Serão necessários:

a) Uma Conta GovBr (Caso não possua, é necessário um e-mail ou telefone celular para criar uma conta);

b) Documentos de Identificação Completa do Autista;

c) Endereço Completo;

d) Foto do Rosto do Autista (foto que irá no documento);

e) Responsável e sua identificação completa;

f) Laudo Médico;

g) Termo de aceite (gerado pelo sistema);

Após o lançamento de todos os dados, será enviado para análise e conferencia. Com a aprovação, será liberado a impressão do documento.

O lançamento do “RG do autista” foi realizado quinta-feira (6) de abril, na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Governo de São Paulo realiza um Plano Estadual Integrado que irá alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado. A estimativa é que cerca de 460 mil pessoas sejam atendidas pela iniciativa.

Levantamentos de Transtornos Realizados Pelo Departamento de Saúde em Parapuã

TOD  - Transtorno de Oposição Desafiante – 11 casos