Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 26 de Abril de 2024

Prefeitura conquista licença de Renovação de Operação do aterro municipal

Quinta, 20 de dezembro de 2018 às 16h16

Em setembro de 2014 foi decretado o fechamento do Consórcio Intermunicipal de lixo (Cotralix), composto entre as cidades de Parapuã, Bastos, Rinópolis e Iacri. À época a preocupação era com o alto investimento para adequação do espaço, e licenciamento ambiental de nova área de aterro, já que a atual estava com a capacidade esgotada (além do fim da parceria entre os municípios), justificando assim o seu encerramento. Foram estudadas várias possibilidades para a destinação do lixo para solucionar o problema, culminando em enviar os resíduos domiciliares para uma empresa no município de Quatá, com um custo médio mensal de aproximadamente R$ 30 mil reais.
A usina de reciclagem de lixo de Parapuã voltou a funcionar em meados de 2015 com a criação da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais, tendo sua licença ativa até meados de 2016.
Desde então, estudos desenvolvidos com o objetivo de subsidiar a Cetesb, elaborados nos termos da Lei Federal nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, foram realizados para a Renovação da Licença de Operação do local do tratamento do resíduo domiciliar e para o licenciamento de nova área para disposição dos resíduos inertes.
Todo o caminho percorrido para a finalização deste trabalho foi pautado em um processo participativo de discussões e consequentes decisões por parte dos muitos envolvidos, destacando o envolvimento do prefeito e vice nas várias reuniões nos órgãos fiscalizadores a fim de viabilizar importantes investimentos um deles foi o cercamento da área com pilares de concreto e tela, num investimento de cerca de R$ 20.000,00. Ainda foram realizadas diversas ações durante o processo, realçando ainda o trabalho da câmara na apreciação e aprovação de leis necessárias, devido à complexidade que gira em torno da problemática da gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, desde sua produção, coleta e disposição final, que culminou em estudos técnicos de engenharia, jurídicos, econômicos e financeiros, imprescindíveis à análise de viabilidade e estruturação. Dessa forma, em 30 de novembro de 2018 a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), emitiu a Licença de Renovação de Operação do aterro municipal, assim como a Licença de Operação da nova área e seus equipamentos, com base nas informações apresentadas durante o processo, com validade até 30/11/2023 para as duas licenças.
Considerando que a defesa do meio ambiente e a sua preservação para as presentes e futuras gerações é dever do Poder Público, temos ainda um longo percurso a percorrer para voltar a ser apontado como modelo para a região na gestão dos resíduos sólidos. Mas, contudo, a conquista merece ser comemorada.

Em anexo Licenças e fotos feitas na visita dos Alunos da Unesp.