Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 26 de Abril de 2024

Parapuã capacita gestores educacionais e professores com Palmira Toloti.

Sexta, 29 de março de 2019 às 13h14

No dia 25/03 nosso município teve a honra de receber Palmira Toloti, que realizou uma Formação com gestores sobre prestação de contas onde Palmira Tolotti enfatizou a importância de os gestores estarem sempre atentos aos detalhes burocráticos no momento da prestação de contas para, quando necessário, não enfrentarem tropeços em uma auditoria pública.
Ela destacou a importância de a direção registrar e documentar compras e gastos em atas e sempre solicitar três orçamentos fiéis aos produtos descritos antes de efetivar o negócio. As notas fiscais também devem discriminar cada artigo, especificando marca e modelo. "A prestação de contas deve ser compatível com os planos de ação descritos no plano político pedagógico", pontuou Palmira, PHD em Políticas Públicas na Universidade de Harvard Kennedy School, em Boston, Estados Unidos.
Além de esclarecer dúvidas da platéia formada por diretores, coordenadores e outros integrantes da equipe gestora das unidades municipais de educação, Palmira Tolotti reforçou que o conselho escolar, como órgão máximo de deliberações dentro da escola, tem funções consultiva, fiscal e mobilizadora. Por isso mesmo seus integrantes devem estar cientes sobre suas responsabilidades cada vez que assinam um documento.
"A administração de um bem público é diferente do gerenciamento de um recurso em uma empresa privada. O diretor de uma escola, por exemplo, é responsável por qualquer informação em um processo administrativo. Por isso, ao chegar a uma escola, o diretor deve formalizar um relatório técnico descrevendo como encontrou a escola. O mesmo procedimento deve ser adotado quando deixa um estabelecimento. Esse registro deve constar no livro de atas ou em cartório", orientou a analista.

No final da tarde foi realizada formação com os professores da rede municipal com o tema “A Escola que Desejamos e a Escola que Queremos”

Quem é Palmira?

Palmira Toloti, Comendadora Chanceler pela Ordem do Mérito Cívico e Cultural oficializada pelo Ministério da Educação. Escritora. Analista de Políticas Públicas. PHD em Políticas Públicas na Universidade de Harvard Kennedy School - Boston/EUA.

A frente de mais de 3.000 Secretarias Municipais de Educação em Captação de Recursos Federais e Estaduais propiciando melhorias contínuas as unidades escolares para adquirirem desde reformas, construções, mobiliários e materiais pedagógicos para a melhoria da efetividade e qualidade Educacional para o aluno sujeito de sua história.

Desenvolve projetos de Diplomacia Mercosul e Brasil representando o Brasil em eventos Internacionais de Educação refletindo sobre novos caminhos que podemos direcionar nossa Educação.

Palmira Piai: Ficou entre os 3 finalistas da Bett Educar México América Latina como Profissional mais influente em seu país na Educação e que propicia impacto a Gestão Pública 2017.