Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 27 de Abril de 2024

Formatura PROERD 2023

Quarta, 29 de novembro de 2023 às 13h39

Foi realizado dia 27 de novembro no PPC a formatura do Programa PROERD contando com os alunos das 5º Anos das escolas EMEF do Bairro Córrego Rico, EMEF  Professora Zizi Pereira de Souza e da EMEF da Vila Santa Helena. estiveram presentes nesta formatura, o Vice Prefeito Milton Mitio, Diretora Municipal de Educação Glaucia Canalis de Souza, Diretoras e Coordenadoras das Escolas e Creches Municipais, vereadores Ademarcio e Tenente João Miguel, Primeiro Sargento PM Paulo Henrique Luizetti, Primeiro Sargento PM Valmir Sipryano de Souza comandante do GP PM Parapuã, CB PM Mateus Henrique Yaegashi instrutor Proerd que realizou aulas em Parapuã, CB PM Jair Tosqui Junior instrutor Proerd e CB PM Luís Carlos da Rocha instrutor Proerd.

O PROERD é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que constitui uma forma de atuação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, voltada para a prevenção ao uso indevido de drogas, violência e as ações de vandalismo e formação de gangues entre jovens e consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes.

A ênfase está em auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, outras drogas ou até mesmo se engajarem em atividades violentas.

O PROERD tem por base o Projeto “D.A.R.E”. (Drug Abuse Resistance Education) inicialmente desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e o Distrito Escolar da cidade de Los Angeles – Califórnia – EUA em 1983, e que hoje esta sendo aplicado em todos os Estados Norte-americanos e em mais de 60 países, sendo aplicado no Brasil após as adaptações necessárias à nossa realidade cultural no ano de 1992 no Rio de Janeiro e no ano de 1993 em São Paulo.

A vinda do “D.A.R.E.” para o Brasil foi proporcionada através de realização de cursos específicos ministrados pelo Centro de Treinamento do D.A.R.E. de Los Angeles/EUA a integrantes das Polícias Militares dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A presença de policiais militares nas escolas para a aplicação do PROERD cria uma possibilidade de redução de outros problemas locais afetos à segurança pública em decorrência da excelente oportunidade proporcionada àqueles policiais de interagirem com a comunidade local, conhecendo seus problemas e suas possíveis soluções.

O PROERD estimula a parceria entre a polícia, comunidade e escola, sendo a participação de todos muito importante, pois, somada a outros programas de prevenção existentes, objetivando trazer à nossa gente uma vida útil e saudável sem drogas