Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 25 de Abril de 2024

Saúde

De 04 a 08 de agosto – Semana comemorativa para fortalecimento do Aleitamento Materno

Sexta, 25 de julho de 2014 às 10h12

Passos Para Uma Amamentação Correta
1) Acredite: não existe leite fraco!
Todo leite materno é forte e adequado para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Nos seis primeiros meses de vida, não é preciso dar chá, água, suco, outro leite, pois não são nutritivos e ocupam no estômago da criança um espaço que poderia ser ocupado pelo leite materno. Não dê qualquer outro tipo de alimento. No primeiro dia, o leite produzido, chamado colostro, é transparente ou amarelado, tem alto valor nutritivo, é suficiente para as necessidades do bebê e age como uma verdadeira vacina, protegendo-o contra doenças.
2) Quanto mais o seu bebê mamar, mais leite você vai ter
Sugar o peito é o que estimula a produção de leite. Começar a mamar desde a sala de parto facilita a decida mais rápida do leite. Procure manter o bebê ao seu lado, do nascimento até a alta. A criança que mama no peito várias vezes, dia e noite, de acordo com sua vontade, não precisa de mais nada.
3) Coloque o bebê na posição certa para mamar
Para que o bebê sugue bem, ele deve, não só abocanhar o mamilo (bico do peito), mas grande parte da aréola (parte escura do peito), com o corpo totalmente voltado para o da mãe (barriga com barriga). Quando a criança pega o peito corretamente, com a boca bem aberta, o leite sai em quantidade suficiente, o bebê engole tranquilamente, a mãe não sentirá dor nem terá rachadura no peito.
4) Cuide adequadamente das mamas
Para evitar rachaduras, não lave os mamilos antes e depois das mamadas. Basta o banho diário, evitando o uso de sabonete nos mamilos. O próprio leite protege a pele, evitando infecções. Não use pomadas nem cremes nos mamilos, exceto por orientação médica.
5)Evite bicos, chupetas, chuquinhas e mamadeiras
Esses produtos prejudicam a amamentação. Os bebês que fazem uso de mamadeiras e chupetas acabam largando o peito.
6) Procure apoio
Procure conversar com quem está passando a mesma experiência que você. Envolva sua família nas tarefas de casa para que você possa descansar.
7) Só tome medicamentos com ordem médica
A mãe só deve tomar medicamentos orientada pelo médico.
8) Continue a amamentação, se possível, até os 2 anos de idade ou mais.
Recomenda-se que todo bebê seja amamentado exclusivamente no seio materno até seis meses de vida. Depois, introduza frutas e comidinha e continue amamentação até os dois anos.
Conheça os direitos da mãe trabalhadora
A mãe que trabalha fora tem direito a licença maternidade de 120 dias. Quando retornar ao trabalho, dois descansos remunerados de meia hora por dia para amamentar seu filho, até seis meses de idade. Os pais têm direito à licença-paternidade de 5 dias a partir do nascimento do bebê.
 As crianças que mamam no peito têm menos diarréias, doenças respiratórias e infecções de ouvido.
 Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face, importante para ter dentes bonitos, para o desenvolvimento da fala e até para a respiração.
 Amamentar é bom também para a saúde da mãe: ela perde menos sangue depois do parto e tem um risco menor de ter câncer de mama e de ovário.
 Amamentar é uma forma de dar saúde, carinho e proteção ao bebê.
 Amamentação é uma forma especial de comunicação entre a mãe e o bebê. Ao ser amamentada, a criança aprende muito cedo a se comunicar com intimidade, afeto e confiança, o que pode contribuir para a sua saúde mental no futuro.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria / Ministério da Saúde