Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 28 de Março de 2024

Segurança

Escolas e creches de Parapuã terão policiamento exclusivo e monitoramento para garantir segurança

Medida visa aumentar a segurança dos alunos e funcionários, após aumento de casos de violência e vandalismo nas escolas.

Quarta, 19 de abril de 2023 às 09h59

As escolas municipais de Parapuã terão um reforço de segurança a partir da próxima segunda-feira, dia 17. Isso porque o poder público municipal se reuniu nesta sexta-feira, dia 14, com autoridades e representantes locais para discutir a segurança nas unidades de ensino após o recente caso em Blumenau, Santa Catarina, que resultou na morte de quatro crianças.

A reunião contou com a presença da diretora do Departamento de Educação Municipal, Gláucia Canallis de Souza, do Delegado de Polícia Civil, Dr. José Luís Junqueira, do Sargento da Polícia Militar Sipryano, de Diretores dos Departamentos Municipais da Prefeitura e representantes do Portal de Notícias Guia Online Parapuã, além do presidente da Câmara Municipal Antônio do Amaral, e do Vice-Prefeito Municipal, Milton Mitio Iwayama. O Prefeito Gilmar se fez representar pelo Vice-Prefeito Milton, vez que no mesmo horário participou de Sessão Solene na Secretaria Estadual de Educação.

A reunião municipal foi realizada nesta sexta-feira, pois as autoridades aguardavam o anúncio das medidas a serem adotadas pelo Governo do Estado de São Paulo, conforme pronunciamento realizado pelo Governador Tarcísio de Freitas, realizado na tarde desta quinta-feira (13/04).

Para proteger e cuidar das unidades de ensino de Parapuã, foi decidido o aumento de efetivo policial, com a implantação de ronda escolar constante e exclusiva, voltada para as escolas e creches por meio da Atividade Delegada, um Convênio firmado entre o Município de Parapuã e o Estado de São Paulo, possibilitando que policiais militares atuem além da jornada normal, recebendo remuneração diretamente da Prefeitura Municipal.

Com isso, Parapuã contará com uma equipe de policiais militares que atuará, exclusivamente, na fiscalização ostensiva das escolas e creches, enquanto outro efetivo continuará realizando os trabalhos de segurança pública padrão.

A rotina de trabalho funcionará de maneira escalonada entre os Policiais Militares, de segunda a sexta-feira, no período de aulas. A equipe policial estará de viatura patrulhando as escolas e creches, intervindo também no interior das unidades. As escolas estaduais também se enquadram no esquema de segurança adotado em parceria com a polícia, de acordo com o plano anunciado pelo Governador Tarcísio.

Essa viatura e os policiais não atenderão outras ocorrências corriqueiras da cidade, somente estarão de plantão para segurança nas escolas, com sistema de comunicação integrado entre a escola e a viatura. As unidades EMEI Domingos Gimenes Neto, Zizi Pereira de Souza, Vila Santa Helena, Creche Escola Pequeno Príncipe, Escola do Córrego Rico, Maria Helena Basso Antunes, Escola Estadual (Cícero) e creche do Roupeiro Santa Rita de Cássia estão na rota de patrulha ostensiva da Ronda Escolar da PM.

Além disso, as unidades de ensino da municipalidade passarão a ser monitoradas com câmeras de segurança 24 horas. O projeto de monitoramento por câmeras já estava em estudo para implementação antes mesmo do atual cenário, mas agora receberá uma atenção especial para tranquilizar os pais e assegurar os alunos, segundo o Executivo Municipal. A unidade Escola do Córrego Rico já possui o sistema de monitoramento, tratando-se do Projeto Piloto do Município. A instalação dos equipamentos deverá iniciar nos próximos dias.

A diretora do Departamento Municipal de Educação, Gláucia Canallis de Souza, recebeu orientações importantes do delegado de Polícia Civil e do Sargento da Polícia Militar referente a comportamentos suspeitos e assuntos voltados à segurança escolar. Por isso, a Diretora tornou público outra medida essencial: a identificação dos alunos. Ela pede que os pais e responsáveis mandem os alunos uniformizados todos os dias para contribuir com as medidas e ajudar os policiais da ronda escolar a identificar os alunos, evitando assim a presença de terceiros nas unidades sem a devida autorização, bem como a presença de alunos fora do ambiente escolar em horário diverso do normal. As entradas das escolas serão ainda mais rigorosas, onde pessoas não ligadas ao corpo docente só poderão adentrar após serem identificadas e autorizadas.

Todas as medidas serão comunicadas para pais e mães de alunos.

Fake News e rápida ação da imprensa local e Policia Civil e Militar

Também durante a reunião, foi oficialmente concretizado um elo entre as Polícias Civil e Militar junto com o Departamento de Educação Municipal, para uma rápida resposta em casos de ameaças e até mesmo de fake news, onde alunos e pessoas externas responsáveis por criar pânico através de mensagens nas redes sociais e aplicativos serão identificados e ouvidos pelas autoridades, e se preciso for, penalizados.

Os pais precisam estar atentos às informações inverídicas postadas por pessoas não ligadas a canais oficiais de comunicação, por isso, o Portal de Notícias Guia Online Parapuã, único e principal meio de comunicação de Parapuã, se junta nas medidas para inibir de maneira imediata as falsas publicações com intuito apenas de causar pânico. O canal de comunicação que sempre manteve contato direto com as autoridades policiais do município se voltará também a fiscalizar e interromper falsas informações relacionadas ao assunto.

Na reunião, foi ressaltada a importância da integração dos Poderes constituídos do Município, bem como da imprensa local, visando a estruturação e proteção da sociedade adotando medidas preventivas, punitivas e informando o munícipe, afastando falsas informações.