Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 29 de Março de 2024

Vacinação Antirrábica 2023

Quarta, 07 de junho de 2023 às 15h13

A Unidade de controle de Zoonoses vem informar como irá acontecer a vacinação antirrábica de cães e gatos.

Como era de costume a vários anos eram realizadas campanhas de vacinação juntamente com a possibilidade de retirada da vacina para o tutor realizá-la em sua casa. Porém as duas práticas foram suspensas pelo Instituto Pasteur, que é o órgão de referência em raiva e responsável por distribuir a vacina e os insumos aos municípios paulistas.

O envio de vacina aos municípios na situação atual será condicionado para a demanda mensal, tendo assim um número limitado de doses. A estratégia consiste na montagem de pontos fixos de vacinação, que será divulgado, na qual a vacina será administrada exclusivamente por um médico veterinário.

A vacinação é indicada para cães e gatos a partir de 03 meses, e tem validade de 12 meses..

Aproveitando o espaço a Unidade de controle de zoonoses de Parapuã, pede para que munícipes que encontrarem morcegos em suas residências, vivos ou mortos, devem acionar a Unidade pelo telefone 3582 -1358, para que seja realizada a coleta e devida destinação, acidentes envolvendo cães e gatos contactantes com morcegos também devem ser comunicados o mais breve possível. O morcego é um importante transmissor de raiva.

Felipe Oliveira Bertassi

Médico Veterinário