Este site necessita que o Javascript esteja habilitado.
Prefeitura de Parapuã

Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 27 de Abril de 2024

Prefeitura de Parapuã

Parapuã
30°C máx
17°C min
Meio Ambiente

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE A difícil tarefa de cuidar do meio ambiente...

Terça, 08 de junho de 2021 às 14h34






DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


A difícil tarefa de cuidar do meio ambiente...


 


O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de indicar a todos os problemas ambientais e a necessidade urgente de preservar os recursos naturais, que até pouco tempo atrás eram apontados por muitos, como inesgotáveis.


Apesar da grande preocupação com o cotidiano ambiental vivido e de seus impactos destrutivos da ação do homem, apontado aqui, como um dos principais problemas que contaminam o meio ambiente, o descarte inadequado de lixo, mesmo com o grande número de recicladores presentes no município a poluição pode ser observada em várias áreas, seja no perímetro urbano ou rural, causando grandes impactos na sobrevivência de diversas espécies, incluindo a humana, como pode ser visto em imagens degradantes da falta de consciência de pessoas que distribuem seus resíduos pelas estradas rurais do município.



Imagens do lixo abandonado em estrada rural no bairro Córrego da Onça, em maio de 2021.



Autor: Proprietário Rural


A importância da conscientização humana para o Dia Mundial do Meio Ambiente, não se resume apenas em plantar uma árvore ou separar o lixo em datas específicas, é necessário um trabalho constante e duradouro, por meio de ações de recuperação ambiental nos diversos setores, com mudanças urgentes nos hábitos de vida.


Apesar de pensamentos cíclicos da gravidade das mudanças climáticas, e que atitudes e ações devem vir em escala global para alterar esta realidade, é fundamental que cada um faça a sua parte no cumprimento das leis ambientais com responsabilidade, sendo de vital importância praticar hábitos sustentáveis agora para preservar as gerações futuras.


Chegou de repente uma nova crise hídrica, mas o que foi feito desde a última ocorrida em 2014/2015, já não dá mais pra voltar atrás, e o tempo não para e não vai esperar por atitudes ambientais mais conscientes.


Educação Ambiental é o caminho para as mudanças necessárias a um futuro melhor...


 


Plantio de árvores no bairro Córrego Rico.



Luís Cláudio Lopes Andrade


                                                                                              Diretor de Meio Ambiente


 


REFERÊNCIAS


 


FREITAS, E. P. et al. Indicadores ambientais para áreas de preservação permanente. Rev. bras. eng. agríc. ambient., Campina Grande, v. 17, n. 4, p. 443-449, Apr. 2013. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662013000400013&lng=en&nrm=iso>. access on  03  Sept.  2020.  https://doi.org/10.1590/S1415-43662013000400013.


 


FRIEDRICH EBERT STIFUNG BRASIL. NILO. A; HAZARD. D. A sociedade civil e o futuro que queremos pautar na ONU. SETEMBRO DE 2014.


 


Helsel, D.R. Nondetects And Data Analysis: Statistics for censored environmental data. John Wily and Sons, New York. 250 p. 2005.


 


Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.


 


TUCCI, C.E.M & CLARKE, R.T. Environmental Issues in the la Plata Basin. Water resources development, 4 (2), 157-173, 1998.



Fale com a Prefeitura Municipal de Parapuã

Horário de Atendimento

07h30min às 12h 13h30min às 17h

Av São Paulo, N° 1.113 - Centro, Parapuã/SP