Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 27 de Julho de 2024

Habitação

Cidade Legal, regularização fundiária garante segurança jurídica aos imóveis das famílias

Quinta, 02 de setembro de 2021 às 09h20

O  Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Município acelera e desburocratiza os processos, sem custos aos moradores e prefeituras.

O programa foi Criado pelo Governo de São Paulo em 2007, o Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana tem como principal destaque garantir segurança jurídica para as famílias. Por meio de títulos de propriedade os moradores passam a ser proprietários legais das suas residências, antes irregulares. Assim, por exemplo, conseguem obter financiamentos para diversos objetivos com o documento nas mãos. O processo é sem custos para moradores e municípios.

Está no município uma equipe realizando o cadastramento das famílias que tem residência no Habitar Brasil II, e no sábado dia 04 de setembro a partir das 14h30, estarão realizando uma busca ativa nas casas das famílias que não foram se cadastrar.

Dia 01 de setembro, o prefeito Gilmar recebeu a equipe no Gabinete municipal acompanhado pela Assistente Social Cléo.

Vale salientar que diversas áreas do município já foram regularizados, os próximos bairros que estarão sendo assistidos pelo programa são Ferroban e Fepasa.

O Programa conta com profissionais multidisciplinar de alta qualidade e reconhecimento técnico, auxiliando as cidades na regularização dos núcleos habitacionais implantados em desconformidade com a lei.

O grupo realiza diversos serviços. Dentre eles, capacitação do corpo técnico municipal, análise, estudo e aprovação dos projetos. São feitos trabalhos de busca documental/relatório preliminar, análise e diagnóstico, plano de regularização, levantamentos topográficos, projeto urbanístico de regularização e estudo ambiental, viabilizando a apresentação da documentação dessas áreas ao cartório. O programa atua para acelerar e desburocratizar os processos de regularização fundiária no Estado de São Paulo.

Além desse auxílio e orientação, o programa mantém contrato com consórcios de empresas especializadas no assunto, o que possibilita a realização de milhares de serviços essenciais à regularização fundiária urbana, sem custo algum ou contrapartida financeira ao município conveniado.