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Educação

Prefeitos da região se reuniram em Tupã para definir primeiros cursos do Instituto Federal

Sexta, 25 de julho de 2014 às 10h46
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Prefeitos e secretários municipais de educação de pelo menos 10 cidades da região estiveram reunidos em Tupã na manhã de sexta feira (18), para iniciar as discussões sobre quais cursos devem ser implementados em Tupã, através do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Tupã, Alta Paulista e Região, que começa a funcionar a partir deste segundo semestre.
Inicialmente, os prefeitos e secretários estarão decidindo quais são os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, que já começam a partir de agosto, como marco inicial desta conquista, ao mesmo tempo em que se define a estrutura que será montada em Tupã e a implantação da área administrativa, com a contratação de funcionários e professores.
Segundo o prefeito Manoel Gaspar recebeu a confirmação oficial de que Tupã e região terão o Instituto Federal implantado, a reunião pretende ouvir as sugestões de cada cidade com relação aos cursos mais importantes e necessários para atender a demanda, e depois decidir um pacote de solicitações de implantações de cursos que serão enviados ao MEC, para que possam ser autorizados e iniciados o quanto antes.
A reunião aconteceu na sede da secretaria de educação, na Avenida dos Universitários, local que será utilizado para implantação dos cursos, de acordo com a criação da estrutura e implementação dos cursos. “Nós estaremos desocupando a estrutura conforme a necessidade e deixando o espaço para que os cursos sejam implementados. Estaremos nos adaptando e preparando novas estruturas para o que hoje temos aqui, sem prejudicar a qualidade ou os projetos que mantemos neste prédio”, disse o secretário de educação, professor doutor Marcos Leite.
Com relação a quantidade de cursos que serão implementados neste segundo semestre, através do Pronatec, também dependerá da autorização do MEC, que receberá o pedido oficial em nome das prefeituras e decidirá. “São mais de 650 opções de cursos que vão de 160 até 400 horas, dependendo da opção escolhida. 
CURSOS
Durante o processo de implantação do Instituto de Educação em Tupã, serão ofertados vários cursos, através das modalidades ofertadas, que são Proeja FIC, Proeja, Técnicos, Superior e Pós Graduação. Cada uma destas modalidades tem um objetivo específico de formação e busca atender a demanda por formação da região onde estará inserida.  
O Proeja Fic é o Programa Nacional de Integração da educação profissional com a educação básica, na modalidade de Jovens e Adultos, que tem por objetivo oferecer educação profissional a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade regular. O programa prevê que os cursos tenham carga horária mínima de 1400 horas, sendo 1200 para formação geral, equivalente ao ensino fundamental, e 200 para a qualificação profissional.
O Proeja é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos. Este programa possibilita, em uma única matrícula, reunir os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional. A idade mínima para ingressar nos cursos do Proeja é de 18 anos e não há limite máximo de idade. O curso tem duração de três anos e permite ao formando prosseguir os estudos em nível superior, assim como exercer atividades profissionais técnicas.
Os cursos técnicos são na modalidade de curso técnico integrado ao ensino médio e possibilita em uma única matrícula reunir os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional. Ao concluir esse curso, o estudante receberá certificado de conclusão do ensino médio e diploma de técnico. 
Os cursos superiores são de tecnologia, licenciaturas e engenharias. Os cursos superiores de tecnologia formam profissionais e especialistas em nível superior que recebem formação direcionada para atender os segmentos atuais e emergentes em atividades industriais e prestação de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica. Estes cursos são desenvolvidos, em media, com três anos de duração e o estudante concluinte recebe o diploma de Tecnólogo, com possibilidade do registro profissional no respectivo Conselho de Classe, bem como o prosseguimento de estudos em curso de Pós-Graduação.
 Cursos de Formação de Professores, as licenciaturas, destinam-se a preparar professores que pretendem dedicar-se ao magistério na Educação Básica. Está estruturado em 08 (oito) semestres, incluindo práticas de ensino, atividades curriculares, acadêmicas e culturais e estágio de ensino, totalizando uma carga horária de 3000 (três) mil horas.
As Engenharias formam profissionais, bacharéis na área de Ciências Exatas, para atuarem tanto no setor produtivo quanto no setor de pesquisa e desenvolvimento. Sua estruturação contempla o perfil curricular exigido pelas Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia, instituídas pelo Conselho Nacional de Educação
 Na Pós-graduação os cursos estão voltados para as expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com caráter de educação continuada. Geralmente, os cursos de pós-graduação lato sensu têm um formato semelhante ao dos cursos tradicionais, com aulas, seminários e conferência, ao lado de trabalhos de pesquisa sobre os temas pertinentes ao curso. Os cursos de pós-graduação possuem duração mínima de 360 horas.

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