Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 26 de Abril de 2024

Cultura

Nova Alta Paulista em prosa, verso e fotografia. A cultura como manifestação da identidade regional

Quarta, 03 de abril de 2019 às 15h16

“Quer fazer parte de um capítulo inédito da literatura da Nova Alta Paulista?” “Seus registros fotográficos podem compor a memória fotográfica regional.” Com esses slogans foram lançadas duas iniciativas culturais, que têm como objetivo central a constituição da identidade regional por meio da literatura e da fotografia. Pretendem-se a publicação da primeira antologia reunindo contos, poesias e crônicas e a organização do primeiro arquivo virtual de fotografias regionais.

Podem participar pessoas que nasceram e residem em qualquer uma das trinta e uma cidades constituintes das microrregiões de Adamantina, Dracena e Tupã, quem nasceu por aqui e reside em outras localidades, quem veio residir em algumas dessas cidades ou quem tem algum vínculo de trabalho, amizade ou parentesco com as mesmas. Em qualquer um dos casos, a temática é a mesma: memórias, vivências, percepções, personagens pitorescos, ou outros aspectos que remetam à caracterização geográfica, social, econômica, política ou cultural do espigão divisor Peixe Aguapeí, em sua porção ocidental denominada Nova Alta Paulista.

Os autores da antologia deverão pagar o equivalente a trinta reais por página, uma vez que os trabalhos serão compilados num livro impresso. Os textos deverão ser redigidos em até cinco páginas e os autores terão direito a um exemplar por página, podendo adquirir, a preço de custo, quantas unidades desejar. A exposição fotográfica receberá até duas imagens em cada uma das categorias: fotografias antigas e fotografias recentes. Pretende-se a formação de um arquivo virtual, sem custos para os inscritos.

Associações de escritores e órgãos públicos voltados à cultura, bem como apreciadores da arte fotográfica, costumam compilar produções amadoras em obras impressas e virtuais, brindando-nos com ricos acervos literários e imagéticos. Uma articulação que envolve trinta e um municípios dispostos em três regiões administrativas, por meio de um projeto que, financeiramente, se auto mantém, é menos comum.

Essa iniciativa cultural constitui uma das ações do Projeto Talentos e Produtos Regionais da Nova Alta Paulista, em parceria com o poder público municipal, especialmente das secretarias ou diretorias municipais de Cultura. O referido projeto baseia-se na economia criativa como inspiração para detectar, organizar e divulgar a arte em suas diversas manifestações (música, literatura, artes plásticas e outras), o artesanato, as manualidades e o processamento artesanal de alimentos. Sempre voltado ao fortalecimento das conexões intermunicipais e intra-regionais, o projeto atua em rede, tendo o poder público municipal como um dos seus pilares estruturantes. Conta com o apoio de instituições públicas e privadas e de apoiadores de diferentes segmentos sociais.

Para participar de uma ou das duas modalidades culturais, os interessados devem procurar a secretaria ou o departamento de Cultura do seu município, conhecer o regulamento e fazer a sua inscrição, até 31 de maio. A data prevista para o lançamento da antologia e para a divulgação do arquivo virtual de fotografias é setembro deste ano.

Nossos agradecimentos aos prefeitos municipais, aos agentes locais de Cultura, a todos os apoiadores e a você, escritor ou fotógrafo amador. Juntos, estamos escrevendo um capítulo inédito da história cultural regional.

Prof.ª dr.ª Izabel Castanha Gil

Prof. Eudécio Luiz Vicente