Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Domingo, 28 de Abril de 2024

Assistência e Promoção Social

CRAS de Parapuã Promove orientações a Pessoa Idosa

Terça, 27 de junho de 2023 às 14h01

Na tarde do dia 26 de junho de 2023 no Parapuã Piscina Clube o CRAS de Parapuã visando conscientizar os idosos sobre os perigos dos golpes e como evitá-los, promoveu orientações sob o Tema (Alerta Golpe Contra a Pessoa Idosa) com palestra Delegado Drº José Luis Junqueira Junior.

Durante a palestra, José Luis destacou a facilidade com que muitas pessoas caem em golpes, ressaltando que os golpistas agem com extrema habilidade e profissionalismo.  Ele abordou os principais métodos utilizados pelos criminosos e alertou que os idosos são os alvos mais procurados por eles.

“Os golpistas sabem como explorar a vulnerabilidade e a boa-fé dos idosos. Infelizmente, é comum que eles sejam alvos fáceis, uma vez que muitos são mais confiáveis e menos familiarizados com as táticas utilizadas pelos criminosos”,

Veja abaixo as dicas para ficar alerta e evitar cair em golpes:

- Desconfie de ofertas muito vantajosas: Se algo parecer bom demais para ser verdade, provavelmente é. Golpistas costumam atrair suas vítimas com promessas de ganhos rápidos e fáceis. Seja cauteloso e faça uma análise crítica antes de aceitar qualquer oferta.

- Não compartilhe informações pessoais ou bancárias por telefone ou e-mail: Nunca forneça informações confidenciais, como números de documentos, senhas ou dados bancários por meio de telefonemas não solicitados ou e-mails suspeitos. Golpistas muitas vezes se passam por instituições financeiras ou órgãos governamentais para obter informações sensíveis.

- Verifique a autenticidade de comunicados e mensagens: Sempre confirme a legitimidade das comunicações que receber, especialmente aquelas relacionadas a transações financeiras. Entre em contato diretamente com a instituição ou empresa mencionada para verificar se a mensagem é legítima. Não clique em links suspeitos ou baixe arquivos de fontes desconhecidas.

- Esteja atento a solicitações de pagamentos antecipados: Golpistas frequentemente pedem pagamentos antecipados para serviços, produtos ou prêmios inexistentes. Antes de realizar qualquer pagamento, certifique-se de que a transação é legítima e que você está lidando com uma fonte confiável.

- Mantenha-se atualizado sobre os tipos de golpes mais comuns: Esteja informado sobre os golpes mais recentes e suas táticas. Fique atento às notícias e às orientações fornecidas pelas autoridades competentes. Com conhecimento, você estará melhor preparado para identificar tentativas de golpe e se proteger.

Lembre-se, a prevenção é essencial quando se trata de evitar golpes. Mantenha-se vigilante, confie em seu instinto e compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares. Juntos, podemos construir uma comunidade mais segura e protegida contra golpes.

No início do evento foi realizada apresentação da Banda Marcial Municipal que é gerida pelo Projeto Espaço Amigo, bem como apresentação dos idosos do CCI do programa São Paulo Amigo do Idoso.

Foi uma tarde de muito aprendizado e descontração para a Turma da Melhor Idade.