Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 27 de Abril de 2024

Agricultura e Abastecimento

Projeto de Criação de Peixes em Pequenos Núcleos Rurais

Quarta, 01 de novembro de 2023 às 12h32

Projeto de Criação de Peixes em Pequenos Núcleos Rurais

O Início do Projeto de produção de peixes em pequenos núcleos rurais, se deu nas dependências da Câmara Municipal em Parapuã, com a presença do Vice Prefeito, Milton, do vereador Ten. João Miguel, Diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Luís Claudio (Casão), uma das proprietárias da Frutipolpa, Neide, além da presença importante dos interessados no projeto, vários produtores rurais do município.

Recentemente a FAO/Banco Mundial realizou um estudo em diversas regiões do mundo sobre sistemas rurais, enfatizando a importância de cinco principais estratégias para eliminar a pobreza, quais sejam: intensificação, diversificação, aumento do acesso à informação, aumento da renda fora da propriedade e êxito da agricultura.

A diversificação, que inclui a aquacultura, foi considerada como a única forma promissora de redução da pobreza rural nos próximos anos.

A aquacultura se torna um componente atraente e importante à população rural, em situações em que aumentam as pressões populacionais, a degradação ambiental e a redução das capturas por meio da pesca. Tal atividade traz benefícios para a saúde e a nutrição, geração de empregos, melhora a renda, reduz a vulnerabilidade das propriedades e a sustentabilidade destas. Entretanto, a aquacultura não deve ser vista como uma atividade isolada, mas sim como um aspecto preponderante do desenvolvimento rural. Abordagens interdisciplinares devem ser vistas como pré-requisitos essenciais para o esse desenvolvimento.

A atual tendência de aumento da produção da aquacultura deve ser mantida, seja intensificação ou pela expansão das áreas para produção aquícola. De um modo geral, tecnologias para intensificação dos sistemas de produção existem, sendo a questão socioeconômica e institucional os únicos limitantes para o aumento da contribuição da piscicultura para o desenvolvimento rural.

É importante assinalar que a aquacultura gera empregos, comprovadamente, a custos inferiores aos de outras alternativas. É um setor que se caracteriza por maximizar o uso da tecnologia e o emprego, ao contrário de outros que trocam emprego por tecnologia.