Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 4 de Maio de 2024

Administração e Finanças

Parapuã - SP, parabéns pelos 75 anos - 08/12/2020

Terça, 08 de dezembro de 2020 às 00h09

Entre os rios Feio e Peixe, no espigão que se levanta no meio dos dois, em 1934, no município de Rinópolis, Luiz de Souza Leão adquiriu 706 hectares de terra, que pretendia lotear imediatamente, a fim de fixar os colonos que então chegavam, sempre na esteira do café.

Em 1937, o local já era o patrimônio Canaã, que, conforme a Bíblia, seria a terra prometida dos judeus e da qual, aliás, Luiz Leão tomou o nome como bom augúrio para seu empreendimento. Tendo o patrimônio, de fato, prosperado, já em 1941 o lugarejo tornar-se-ia distrito do município de Tupã; e, em 30 de novembro de 1944, requeria sua elevação à categoria de município. Foi sugerido, entretanto, que se substituísse o nome de Canaã, já que outras Canaãs, distritos e municípios, existiam no Brasil; além disso, havia uma particularidade, típica da época (1944): muitos municípios paulistas tiveram, oficialmente, suas denominações alteradas para as de origem tupi.

Mesmo que não se entre no mérito dessa determinação governamental, pode-se aventar que a necessidade de tais mudanças se explique pela homonímia, em âmbito estadual ou federal, isto é, pela existência de municípios e distritos com o mesmo nome. Diga-se, em tempo, que essa “tradução” ou “versão” para o tupi nem sempre acabou estabelecendo uma relação direta com o município, embora possa evidenciar uma certa preocupação nacionalista que, à época, se supõe, tenha nascido sob o influxo dos movimentos congêneres, não apenas na Europa, mas na América Latina em geral.

Foi, em todo o caso, o que aconteceu com Canaã, que teve seu nome alterado para Parapuã, a rigor, uma mudança não tão arbitrária em relação a algumas características da região. Em tupi, Parapuã significa rio sinuoso (de pará – rio, mar e apûã – sinuoso), o que, de fato, marca o contorno do rio Feio que corta o município.

Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 213.