Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 20 de Abril de 2024

Realizada palestra com o tema atividade física para diabéticos e hipertensos.

Terça, 13 de agosto de 2019 às 13h42

Palestra realizada na última sexta feira dia 09 de agosto na ESF 8 de Março. Tendo como tema “a importância da atividade física”.

O grupo acima participa de outras reuniões quinzenal, sendo esse o terceiro encontro. Em breve novo grupo será formado dar continuidade ao trabalho realizado.

Benefícios do exercício físico regular em pessoas com diabetes e hipertensão

Todo mundo já sabe que o exercício físico é importante para manutenção da saúde. O que algumas pessoas desconhecem é que a prática regular de atividade física pode, inclusive, ajudar no tratamento de muitas doenças.

Para quem tem diabetes e hipertensão, não é diferente. Por isso, reunimos algumas dicas especiais para que o exercício físico seja realizado de forma segura e prazerosa.

Conheça alguns dos benefícios da atividade física regular em pessoas com diabetes e hipertensão:

Ajuda a controlar o diabetes (melhora a captação de glicose e a resistência insulínica). Pode diminuir a necessidade de medicamentos e insulina;

Evita as complicações do diabetes e hipertensão (infarto, AVC, neuropatia, retinopatia etc);

Ajuda a prevenir e controlar o excesso de peso, a hipertensão arterial , a osteoporose e as doenças do colesterol (aumento do HDL e diminuição do LDL);

Melhora a auto-estima, a socialização, reduz o estresse, tristeza e depressão;

Qual o melhor horário? E a duração do exercício?

Prefira o início da manhã ou o final da tarde. Não dependa totalmente de? um horário?

Uma caminhada pode ser antes ou depois do trabalho. No trabalho, pegue escadas ao invés de elevador. Ainda, indo ao trabalho ou às compras, estacione distante ou vá à pé;

Tente progredir para acumular 30 minutos de exercícios, pelo menos 3 vezes por semana. Pode ser de forma fracionada, sessões de dez minutos, três vezes ao dia, ou quinze minutos duas vezes ao dia. O mais importante é tentar ser mais ativo.

Qual o melhor exercício?

É aquele que mais atende às possibilidades e preferências da pessoa, escolhido após avaliação médica;

Se você já pratica algum exercício e está se sentindo bem, deve continuar;

Se está sedentário, deve verificar que atividades gostava no passado, por que parou e como pode começá-las de novo.

Qual deve ser a intensidade dos exercícios?

Para trazer os benefícios à saúde, o exercício físico deve durar, pelo menos, meia hora por dia e ser feito pelo menos 3 vezes por semana, de forma regular;

A intensidade adequada é aquela que aumenta as frequências cardíaca e respiratória da pessoa, mas sem causar desconforto. Para saber se está exagerando nos exercícios, a intensidade ideal é a que permite falar normalmente enquanto os pratica.

Como iniciar e manter exercícios físicos?

Estabeleça objetivos realistas. Por exemplo, planeje caminhar três vezes nesta semana. Mesmo que caminhe somente 5 minutos em cada vez, considere atingido o objetivo. Na próxima semana, tente caminhar duas vezes por 10 minutos.

Que outros cuidados devo ter antes da atividade física?

Nunca exercite-se em jejum, beba bastante água, use equipamentos adequados como tênis confortável para caminhar e capacete para pedalar. Tênis confortável é particularmente importante para o diabético.