Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 27 de Abril de 2024

Lançada ação de combate à gripe (Influenza)

Terça, 26 de março de 2024 às 15h50

Foi iniciada a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), uma iniciativa de grande importância para proteger os grupos vulneráveis da sociedade, como idosos, crianças, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde. As campanhas são realizadas regularmente em vários países, especialmente durante as mudanças de estação, quando há maior risco de surtos de gripe. A vacinação nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e nos Centros de Saúde facilita o acesso da população às vacinas, garantindo uma ampla cobertura.

A gripe é uma doença respiratória contagiosa causada pelo vírus Influenza, que pode variar desde sintomas leves até doenças graves, incluindo hospitalização e morte, especialmente em grupos de alto risco. A vacinação anual é recomendada como a melhor forma de prevenir a gripe, pois além de proteger contra os tipos mais comuns de vírus Influenza que circulam a cada ano, também pode reduzir a gravidade da doença em pessoas que ainda contraem a gripe após a vacinação.

Os grupos prioritários para a vacinação geralmente incluem: idosos, que são particularmente vulneráveis a complicações graves da gripe; crianças, especialmente aquelas com idade entre seis meses e cinco anos, devido ao alto risco de complicações; gestantes; pessoas com comorbidades, ou seja, condições médicas crônicas que aumentam o risco de complicações graves da gripe; e trabalhadores da saúde, devido à exposição frequente a agentes patogênicos e ao risco de transmitir a gripe para pacientes vulneráveis.

A eficácia da vacina contra a gripe pode variar de ano para ano, dependendo de quão bem as cepas de vírus incluídas na vacina correspondem às cepas que estão circulando. No entanto, a vacinação continua sendo a melhor defesa contra a gripe e suas possíveis complicações. Se você faz parte de um dos grupos prioritários ou cuida de alguém que faz, é altamente recomendado buscar a vacinação o mais rápido possível nas unidades de saúde disponibilizadas pela campanha. Além de se proteger, a vacinação também contribui para a saúde pública, reduzindo a propagação do vírus na comunidade.