Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 20 de Abril de 2024

Etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde foi realizada em Parapuã

Segunda, 25 de março de 2019 às 11h04

As etapas municipais preparatórias para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) já começaram e serão realizadas até o dia 15 de abril em todo país.

Em Parapuã ocorreu dia 22 de março com a presença colaboradores da área da saúde, vereadores, munícipes e lideranças locais.

A participação da comunidade foi fundamental para ampliar as discussões sobre a saúde pública e para se estabelecer as prioridades e demandas locais.

Nestas etapas são definidas as propostas que devem ser apresentadas nas conferências estaduais, programadas para acontecerem de 16 de abril a 15 de junho. Nas conferências municipais foram eleitos também, de forma paritária, os delegados e as delegadas que participarão das etapas estaduais.

Os debates realizados nestas etapas preparatórias contribuem para a formulação das políticas de saúde municipais e estaduais, ao mesmo tempo em que as propostas de cunho nacional serão levadas para deliberação na etapa nacional da 16ª Conferência (8ª + 8), realizada pelo Conselho Nacional de Saúde.

Com o tema central “Democracia e Saúde”, a 16ª Conferência tem os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento. O documento que deve apoiar os debates em todas as etapas aborda as questões relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos.

Conheça o documento orientador da 16ª Conferência Nacional de Saúde

A 16ª Conferência também é chamada de 8ª+8 como um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. Ela será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

Participação da Comunidade na Saúde

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) elaborou o guia de “Participação da Comunidade na Saúde: Conasems e a defesa do SUS nas Conferências Municipais de Saúde”. A publicação é destinada aos secretários e secretárias municipais de saúde e aborda a importância das conferências municipais, como um processo contínuo e que deve envolver de forma ampla todos os brasileiros.