Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 25 de Abril de 2024

Esf 8 de março realiza atendimentos de puericultura.

Quarta, 17 de julho de 2019 às 16h34

Atendimento de puericultura (desenvolvimento e crescimento da criança), realizado quarta-feira dia 17 de junho de 2019, com atendimento da equipe de enfermagem, odontologia e médico.

Este atendimento é realizado na primeira semana de nascimento, com 1 mês, 2 meses, 4 meses, 6 meses ,9 meses, 1 ano, 1 ano e 3 meses, 1 ano e 6 meses, 2, 3, 4 e 5 anos.

Consulta de puericultura: você sabe o que é?

A puericultura é a ciência que visa proteger o paciente contra algum agravo que possa interferir em seu desenvolvimento físico e mental. É um trabalho voltado para pacientes com idade entre zero e 19 anos e se difere da consulta tradicional ao pediatra, aquela realizada quando há uma queixa específica. A consulta de puericultura é destinada à avaliação completa do paciente, desde a pesagem, capacidade auditiva e visual até o desenvolvimento neuropsicomotor e da sexualidade.
A consulta de puericultura é pautada na premissa de que também compete ao médico e equipe a orientação da família sobre a proteção integral à criança. Além disso, permite uma intervenção mais rápida e eficaz quando identificado algum desvio fora da normalidade na criança ou adolescente. Confira abaixo os itens avaliados em uma consulta de puericultura:

- Avaliação do estado nutricional da criança pelos indicadores clínicos definidos pelo Ministério da Saúde;
- Avaliação do histórico alimentar;
- Avaliação da curva de crescimento pelos parâmetros antropométricos adotados pelo Ministério da Saúde;
- Estado vacinal segundo o calendário oficial de vacinas do Ministério da Saúde;
- Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor;
- Avaliação do desempenho escolar e dos cuidados dispensados pela escola;
- Avaliação do padrão de atividades físicas diárias conforme parâmetros recomendados pelo Ministério da Saúde;
- Exame da capacidade visual;
- Avaliação das condições do meio ambiente conforme roteiro do Ministério da Saúde;
- Avaliação dos cuidados domiciliares dispensados à criança;
- Avaliação do desenvolvimento da sexualidade;
- Avaliação quantitativa e qualitativa do sono;
- Avaliação da função auditiva;
- Avaliação da saúde bucal.