Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Terça, 23 de Abril de 2024

Saúde

Equipe do ESF Jader Labegalini Cabral participam de Reuniões na Escolas EMEI de Parapuã e EMEF Zizi pereira de Souza para realizar orientações sobre Dengue.

Terça, 18 de fevereiro de 2020 às 10h44

Segundo a Drª Nádia Tessaro Saleis, a situação do município é preocupante, e se seguirmos tendo esta quantidade de número de casos do ano de 2020, e se continuarmos nesta proporção dentro de 7 a 8 meses todos os munícipes terão contraído a dengue, a maior preocupação é sobre o número de casos de a dengue grave estar muito alto, é muito paciente internado, transferido para UTI, voltando a ressaltar a forma da dengue deste ano é a dengue grave (Hemorrágica).

Na palestra ela solicitou para que as pessoas que tivessem contraído a dengue erguessem a mão, quase a metade das pessoas presentes levantaram a mão, porém a minoria ali presente foram realizar a notificação, é que a notificação é muito importante para a saúde do município para saber a quantidade real das pessoas que foram infectadas com o vírus. Diante dos fatos os números de casos de dengue no município são muito maiores que os oficiais. Quanto a notificação ela muito importante para a equipe estar realizando o monitoramento do paciente, passando orientações importantes e para desencadear as ações pelo Controle de Vetores e Agentes comunitárias na busca ativa e contenção da transmissão

Foi solicitado a população ajuda para acabar com os criadouros, foi lançado até um lema ”Soldados contra a dengue”, todos tem que ser como soldados no combate ao mosquito transmissor da dengue, a equipe do ESF Jader achou muito entulhos e lixos próximo a linha férrea. O problema que muitas vezes os que são infectados não tem culpa, e sim vítimas do raio da inconsciência de outras pessoas que não realizam a limpeza de suas casas terrenos entre outros.

Foi enfatizado como identificar os sinais de alarme da dengue, que são: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural e/ou lipotimia (pressão baixa); hepatomegalia dolorosa; hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena); sonolância e/ou irritabilidade; diminuição da diurese;  diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia; aumento repentino do hematócrito;  queda abrupta de plaquetas;  desconforto respiratório. E com os sinais de alarme os pacientes devem realizar o exame de contagem de plaquetas, para poder identificar, para que as formas mais graves sejam identificadas para assim se recuperar de forma mais rápida possível.