Quarta-feira dia 30 de março de 2022 foi realizada reunião do Comitê de Arboviroses de Parapuã. Com a presença das Agentes Comunitárias de Saúde, Agentes de Controle de Endemias, Vigilância Sanitária, secretária da saúde, enfermeiras e membros da fiscalização da prefeitura.
As arboviroses como dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela urbana, são doenças epidêmicas transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti. O crescente aumento no número de casos dessas arboviroses está diretamente associado à ampla disseminação das populações do Aedes aegypti.
A reunião abordou aparição de novos casos e das várias suspeitas de dengue na cidade durante as últimas 2 semanas, além de uma discussão sobre o que poderia ser feito para reduzir a presença da dengue no município.
Nesse ano foram 19 notificações até o momento. Dessas 9 são negativas, 6 estão em análise e temos 4 casos positivos, sendo 2 que já foram nebulizados e 2 que serão nebulizados na próxima semana, tivemos dois casos que foram notificados no final do ano passado, mas foram tratados neste ano, então eles não entraram nessa contagem.
Apesar de termos poucos casos e notificações este ano, o nosso índice de larvas está muito alto. Os casos e as suspeitas estão vindo de diferentes pontos da cidade, o que mostra uma chance de nova epidemia caso não haja controle da população em relação aos criadouros.
É possível que os casos de dengue estão sendo considerados como COVID ou suspeita do mesmo, reduzindo o número de notificações.
Em anexo mapa com os casos e as suspeitas até o momento.