Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 19 de Abril de 2024

Aumenta o risco de epidemia de dengue durante o verão

Quarta, 08 de janeiro de 2020 às 09h56

O verão chegou, e com ele também aumenta a quantidade de alertas de prevenção ao surto de dengue. Por esse ser um período quente e com frequentes pancadas de chuva, a velocidade de reprodução do mosquito Aedes aegypti é ampliada. Além da dengue, existe o temor pela zika e chikungunya.

Por isso, a prefeitura de Parapuã está reforçando as ações para a eliminação de criadouros, intensificando os trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Controladores de Endemias, realizando a hidratação nas unidades, fortalecimento das brigadas de combate à dengue em prédios públicos e da sala de situação, notificações com a busca de casos sintomáticos, aplicação do checklist pelas ACS para atuação da VISA e da Zoonoses, conscientização para a gravidade dos casos e a responsabilidade de cada um para combater os possíveis focos de infestação.

No período do verão a temperatura é mais alta e temos picos de chuva. Isso faz com que o mosquito reduza o tempo de evolução dele. A transformação de um mosquito em adulto leva em média 14 ou 15 dias, no verão esse tempo reduz até para 10 dias.

Casos de Dengue em Parapuã

No ano de 2019

Notificados 447

Indeterminado 02

Positivo 285

Negativo 149

Aguardando pra fazer exame 13

No ano de 2020 de 01 a 07 de Janeiro 2020

Notificados 49

Positivo 16

Negativo 07

Aguardando pra fazer o exame 26

Vale ressaltar que este número pode ser muito maior devido a Santa Casa não realizar notificação, bem como pessoas que buscarem atendimento particular.

No caso de atendidos pela Santa Casa, o Departamento de Saúde criou um Grupo no WhatsApp onde são inseridos os pacientes para que as ESFs façam as buscas.

Video Campanha Dengue