Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 20 de Abril de 2024

Meio Ambiente

ARTIGO: PARAPUÃ (SP) E A REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇOS LIVRES AO LONGO DOS RIOS URBANOS: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA

Segunda, 04 de janeiro de 2021 às 08h13

Artigo elaborado por:

LÊDO, Maria Gabriela Silva

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, UNISALESIANO, Brasil

maria.ledo@unesp.br

CONSTANTINO, Norma Regina Truppel

Doutora em Arquitetura e Urbanismo; Professora no PPGARQ da FAAC/UNESP

norma.rt.constantino@unesp.br

RESUMO

Estudar a cidade contemporânea é um dos primeiros passos para se entender e buscar soluções cabíveis para algumas das problemáticas atuais, por isso ela vem sendo cada vez mais utilizada como objeto de estudo e percebida como uma estrutura com identidade própria. O aspecto identificado e pormenorizado neste artigo é o da fragmentação socioespacial das cidades contemporânes e como este aspecto reflete, na descontinuidade dos espaços livres públicos que constituem grande parte do tecido urbano. O objetivo deste estudo é identificar possíveis relações sistêmicas destes espaços livres urbanos por meio de exemplos reais na cidade objeto de estudo, Parapuã-SP, e analisar os benefícios que a interligação desses espaços traria na construção da paisagem contemporânea ao aproveitar um grande potencial latente, principalmente naquelas áreas em que a água se faz presente no meio urbano. Como resultado foi constatada a viabilidade da proposta apresentada, tanto por meio do estudo da morfologia e evolução da urbe, através de mapas e projetos urbanísticos quanto pelas entrevistas realizadas com os moradores da cidade, em especial, com aqueles que habitam nas proximidades das áreas estudadas.