Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 25 de Abril de 2024

Parapuã participa de ‘Colóquio de Reflexão e Formação de Docentes’

Segunda, 20 de maio de 2019 às 15h40

A Diretora do Departamento Municipal de Educação de Parapuã Glaucia Canales de Souza, juntamente com os diretores  e equipe das unidades escolares da educação infantil (pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental) participou do XI Colóquio de Reflexão e Formação Docente, no período de 3 a 5 deste mês, em Águas de Lindóia. O lema do evento foi ‘A Gestão da Escola no século XXI e os desafios das Metodologias Ativas na Aprendizagem’.

No decorrer do encontro, vários profissionais da educação discutiram suas pesquisas e experiências, contribuindo para o crescimento de todos. A organizadora e palestrante professora doutora Emilia Cipriano disse que ‘é necessário todos estarem juntos, refletindo e construindo caminhos pedagógicos que assegurem aprendizagens significativas, assim é responsabilidade dos gestores educacionais pensar junto com a sua equipe sobre a escola, os seus projetos, as suas metodologias e as avaliações’.

“As metodologias ativas não são nenhuma novidade, mas agora mais do que nunca se faz necessário pensar na participação do aluno no desenvolvimento de suas competências, habilidades e conhecimentos, pois desde pequenos já trazem saberes para dentro da escola, assim cabe aos demais atores; coordenadores, diretores e vice-diretores; fazer com que seus estudantes assimilem conteúdos que estão dentro da sala de aula e extraclasse estimulando a participação e autonomia”, disse.

A palestrante professora doutora Marta Relvas disse que ‘o maior desafio da escola é perceber que todos têm suas potencialidades’. “Dessa maneira é fundamental desenvolvê-las tendo como objetivo o sucesso de seus alunos sem esquecer que o cérebro adora novidades, problematizar motiva e encanta”.