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Educação

Funcionários Municipais Participam de Capacitação para captação de recursos do Governo Federal

Sexta, 27 de abril de 2018 às 08h16
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Segunda-feira dia 23 de abril, funcionários municipais da área da educação e Administração participaram de capacitação na cidade de Tupã, Tema Captação de recursos federais. Foi uma união entre 5 municípios, Tupã , Iacri , Bastos, Arco Iris e Parapuã.
O principal assunto abordado durante a capacitação foi a elaboração do PAR, explanando sobre o novo ciclo do PAR e transmitidas orientações para os gestores de educação fazerem a atualização dos dados e alimentação do sistema.
A palestrante convidada foi a professora Palmira Piai, especialista em Gestão da Educação Municipal, escritora, palestrante e consultora educacional com temas focados em Políticas Públicas, Captação de Recursos Federais e Estaduais e formação continuada de profissionais da educação.
A palestrante abordou sobre o novo ciclo do PAR como a principal fonte de captação de recursos para o município e a importância do trabalho do diretor da unidade escolar na inserção de dados que precisam estar em consonância com os dados do PAR. A professora Palmira ainda ressaltou sobre a importância dos conselhos e de suas respectivas funções, que precisam ser atualizados no sistema do PAR. A especialista ainda passou recomendações com as documentações e atas que precisam ser colocadas no sistema, como as portarias, além de abordar a responsabilidade dos técnicos em logar no sistema todos os dias e os dirigentes em serem informados de toda a movimentação que há no sistema.
Outro ponto da palestra foi a abordagem sobre as metas do PNE e do PME. Palmira enfatizou muito em relação ao plano de carreira e a ainda respondeu a questionamentos e esclareceu mais algumas dúvidas.
Realizou informações sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) que destina recursos financeiros, em caráter suplementar, a escolas públicas da educação básica (e casos específicos) para uso em despesas de manutenção do prédio escolar e de suas instalações (hidráulicas, elétricas, sanitárias etc.); de material didático e pedagógico; e também para realização de pequenos investimentos, de modo a assegurar as condições de funcionamento da unidade de ensino, além de reforçar a participação social e a autogestão escolar. Os repasses são feitos anualmente, em duas parcelas iguais.
O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocou à disposição dos estados, dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

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