Este site necessita que o Javascript esteja habilitado.
Prefeitura de Parapuã

Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 16 de Novembro de 2019

Prefeitura de Parapuã

Parapuã
30°C máx
17°C min
Assistência e Promoção Social

Trabalhos realizados pelo CRAS de Parapuã

Tera, 21 de maio de 2019 às 08h54
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã






 


Oficina de Culinária


 


O CRAS inaugurou no mês de março a oficina de Culinária com os beneficiários dos Programas de Transferência de Renda, (Renda Cidadã e Bolsa Família). Os encontros estão sendo realizados no CRAS às quartas-feiras em dois turnos, um grupo de 12 pessoas no período matutino, das 8h00 às 10h00 e outra turma no período vespertino, das 14h30 às 16h30. A oficina em questão permitirá aos participantes identificar suas potencialidades/habilidades, desenvolver autoestima, a autonomia, a construção da valorização pessoal e ascensão da renda familiar.


 


Oficina de Artesanato


 


O CRAS tem oportunizado desde o mês de março a Oficina com pais e filhos às segundas-feiras e reúne duas turmas, uma no período da manhã, das 8h00 às 10h00 e a outra, das 14h00 às 16h00. O encontros tem por finalidade resgatar os vínculos fragilizados entre os membros familiares, aguçar a interação afetiva e social entre eles, incitar o estabelecimento de intimidade dos cuidadores sobre os menores para que potencialidades sejam encorajadas  e  limitações atenuadas.


 


  


Ação Comunitária com os beneficiários do “Bolsa Família”


O Bolsa Família é um Programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Possui três eixos principais:


Complemento de renda- as famílias atendidas pelo Programa recebem um benefício em dinheiro, que é transferido diretamente pelo Governo Federal.


Acesso a direitos- as famílias devem cumprir alguns compromissos, que têm por objetivo reforçar o acesso à educação, à saúde e à assistência social.


Articulação com outras ações- O Bolsa Família tem capacidade de integrar e articular várias políticas sociais a fim de estimular o desenvolvimento das famílias, contribuindo para superação da situação de vulnerabilidade e da pobreza.


Além do benefício recebido, as famílias beneficiárias participam bimestralmente de ações socioeducativas no CRAS para que direitos sejam ampliados no cotidiano dessas famílias, possibilite a emancipação pessoal, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e o desenvolvimento da autonomia e autoestima.


No mês de março a Assistente Social e a Psicóloga do CRAS contextualizaram o tema “Sequela da Violência Familiar” com os beneficiários do Bolsa Família e fomentaram os tipos de abuso, as dificuldades em reconhecer relacionamentos abusivos e estratégias para construção de relações saudáveis.


 


 


 


Ação Socioeducativa com Ação Jovem


O Ação Jovem é um Programa Estadual de transferência de renda que tem como propósito estimular a conclusão da educação básica e preparar o jovem para o mercado de trabalho. Para a permanência no Programa, é preciso que o jovem participe da Ação Socioeducativa promovida pela assistente social e psicóloga do CRAS quinzenalmente. Os temas das reuniões objetiva suscitar reflexões acerca do pertencimento familiar e social, construção da identidade, autoconhecimento, desenvolvimento da autoestima e autonomia, fortalecimento do vínculo familiar e perspectivas para o mundo do trabalho.


No primeiro encontro do mês de março as técnicas do CRAS refletiram com os jovens a temática “Desconstrução de Relações Abusivas”. O encontro buscou desconstruir as relações hierárquicas existentes na convivência familiar em favor de contatos de igualdade e respeito e o desmantelamento da imagem de pais e filhos como alvos de perfeição.


Na segunda reunião deste mês foi apresentado dois vídeos “Família é Afeto e Conflito entre Pai e Filho”. O encontro objetivou gerar reflexão sobre a importância em valorizar a família real em contraposição a imaginária.


 


  


Ação Socioeducativa com Renda Cidadã


 


O Renda Cidadã configura um Programa Estadual de Transferência de Renda associado a ações complementares, tem por finalidade promover o desenvolvimento da autonomia, a autoestima e a emancipação financeira dos beneficiários através de reuniões quinzenais desenvolvidas pela assistente social e psicóloga do CRAS.


 No primeiro encontro de março a assistente social e a psicóloga do CRAS contextualizaram o tema “Driblando a Ansiedade” com as três turmas beneficiárias do Programa Renda Cidadã. O encontro objetivou desconstruir a ansiedade como sentença de morte e suscitar meios de controlar essa emoção a partir da construção de uma autoimagem autêntica.


Na segunda reunião de março as técnicas consolidaram com as turmas “Técnicas de Relaxamento” referenciadas por especialistas na área de saúde mental com propósito de amenizar os sintomas e evitar sua cronicidade.


FOTOS: Oficina de Culinária



Fale com a Prefeitura Municipal de Parapuã

Horário de Atendimento

07h30min às 12h 13h30min às 17h

Av São Paulo, N° 1.113 - Centro, Parapuã/SP