Este site necessita que o Javascript esteja habilitado.
Prefeitura de Parapuã

Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 29 de Março de 2024

Prefeitura de Parapuã

Parapuã
30°C máx
17°C min
Assistência e Promoção Social

GRUPO PAIF- “Semeie Experiência e Colha Vitalidade”

Segunda, 05 de agosto de 2019 às 13h27
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã






O CRAS- Centro de Referência de Assistência Social iniciou no mês de julho o encontro com os usuários de 60 anos ou superior a esta idade referenciados pela unidade. A Ação está sendo executada quinzenalmente nas dependências do CRAS e ministradas temporariamente pela Assistente Social e pela psicóloga.


No primeiro encontro ocorrido no dia 23 de julho as técnicas contextualizaram o tema “A Essência do envelhecer”. A princípio foi feito uma demonstração da ação da capoterapia com os usuários e logo em seguida foi refletido os processos do envelhecimento atravessado pelo declínio físico e cognitivo e a importância em elaborar o luto, de modo a aceitar as debilidades e acionar coragem para encarar o vivo.


Futuramente se planeja a inserção de aulas de capoteria para esse grupo por se tratar de uma prática que viabiliza qualidade de vida. A capoterapia configura uma terapia alternativa em que é utilizado elementos da capoeira adaptada para pessoas sem hábito da atividade física e esportiva, respeitando a condição física, potencialidades e limites dos praticantes. As sessões são acompanhadas de cantigas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo instrutor criam um ambiente descontraído e motivador de movimentos numa atmosfera lúdica.


As vantagens da Capoterapia são observadas no campo físico, social, psíquico e emocional.


 


O que é o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)?


 


 


Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).



Fale com a Prefeitura Municipal de Parapuã

Horário de Atendimento

07h30min às 12h 13h30min às 17h

Av São Paulo, N° 1.113 - Centro, Parapuã/SP