Este site necessita que o Javascript esteja habilitado.
Prefeitura de Parapuã

Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quarta, 24 de Abril de 2024

Prefeitura de Parapuã

Parapuã
30°C máx
17°C min
Administração e Finanças

Funcionários Municipais participam de capacitação do Projeto Horta Educativa na CATI de Campinas.

Quinta, 12 de abril de 2018 às 13h58
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã

A primeira capacitação do ano para formação de novos educadores, que desenvolverão ações do Projeto Horta Educativa, aconteceu no dia 10 de abril, na sede da CATI, em Campinas. O Projeto é fruto de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que faz a gestão das ações, e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que as executa, por meio da CATI e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). As ações contam com o apoio dos Fundos Sociais municipais, que exercem a coordenação das ações nos municípios.
“Sem a parceria com a Secretaria de Agricultura seria impossível realizar este Projeto, pois ela desenvolve toda a parte técnica das capacitações e faz os estudos de viabilidade dos locais onde serão instaladas as hortas e seu acompanhamento técnico. Nas capacitações, que têm uma carga horária de 8 horas e certificado, os futuros educadores participam de palestras e aulas práticas (somente aqueles que serão os responsáveis diretos pelo trabalho – plantio e manejo – na horta). A maioria delas é realizada na CATI, pois, além da infraestrutura, o espaço da Fazendinha Feliz (onde é realizado um trabalho educativo de produção sustentável em hortas e resgate de plantas não convencionais) é ideal para o contato dos participantes com as técnicas adequadas para a condução das hortas em seus municípios”, explica Telma Tânia V.F. de Carvalho, coordenadora do Projeto no Fussesp, dizendo que o público prioritário para atendimento no Projeto são as escolas públicas, municipais e estaduais. “No entanto, por conta da demanda, hortas também estão sendo instaladas em outros locais, como Centros de Saúde”.
Foram capacitadas 210 pessoas, das áreas de educação, saúde, agricultura e meio ambiente, de 29 municípios, de várias regiões do Estado, o evento teve como objetivo capacitá-las para se tornarem multiplicadoras de conhecimento, entre outros temas, sobre alimentação saudável, práticas agroecológicas e produção sustentável, por meio da instalação de hortas. Estiverem presentes se capacitando pelo Município o Diretor do Meio Ambiente Luis Clauido de Andrade, a Diretora da EMEF da Vila Santa Helena Sandra Regina Machado, a professora Andréia Sparapan e Manuel Messias responsável pela horta.
Segundo Milene Massaro, diretora do Centro de Segurança Alimentar da Codeagro, que ministrou palestra sobre alimentação saudável, o número de participantes dessa edição surpreendeu os organizadores e mostrou que o Horta Educativa tem se consolidado no Estado. “Recebemos um grande número de pessoas em um grupo bem heterogêneo. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e que alimentação saudável e implementação de hortas são temas transversais. Por meio desse público poderemos contemplar crianças, em uma faixa adequada para formar bons hábitos alimentares, e suas famílias, influenciando-os para uma mudança cultural alimentar que se refletirá em benefícios para todos”.

Sobre o Projeto Horta Educativa
Segundo Telma de Carvalho, o Projeto Horta Educativa, que entra em seu sétimo ano de execução, tem sido avaliado de forma positiva nos municípios onde tem sido desenvolvido. “As avaliações anuais mostram que 95% das escolas envolvidas observaram mudanças na alimentação das crianças e que elas estão influenciando suas famílias para adotarem hábitos alimentares mais saudáveis”.
A participação no Projeto pode ser feita de duas formas: no caso de escolas estaduais, é feita pela assinatura de um termo de cooperação com o Fussesp; no caso das escolas municipais, é por meio de convênio assinado entre os municípios e o Fussesp. “Após a assinatura do convênio, o município indica duas escolas para serem instaladas hortas. O primeiro ano de execução é experimental, para se adequar o desenvolvimento do Projeto à realidade local. Após esses primeiros 12 meses, o município pode ou não renovar o convênio. Mas temos visto que ele tem sido muito bem aceito onde está implementado”.
Como exemplo, Telma cita o município de Sorocaba. “No primeiro ano, o Projeto foi realizado em duas escolas. No segundo ano foi expandindo para mais de 50 escolas, abrangendo todo o município”.
O Projeto foi elaborado para atender os alunos matriculados em unidades de ensino público até o 4.º ano do ensino fundamental. Para o desenvolvimento das atividades, é fornecido um conjunto de quatro apostilas: caderno de atividades da criança, caderno do educador, caderno do cuidador da horta e caderno da família. As escolas participantes recebem um kit de ferramentas, doado pelo Fussesp, que contém: carrinho de mão, enxada, pá, regador, mangueira, bandejas para mudas e envelopes de sementes.

Fale com a Prefeitura Municipal de Parapuã

Horário de Atendimento

07h30min às 12h 13h30min às 17h

Av São Paulo, N° 1.113 - Centro, Parapuã/SP