Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 19 de Abril de 2024

Secretaria de Saúde e parceiros promovem Conferência Municipal de Saúde

Evento foi no dia 26 de julho

Terça, 01 de agosto de 2017 às 10h11

A Secretaria Municipal de Saúde e parceiros da comunidade realizaram a Conferência Municipal de Saúde realizada no último dia 26.

Num dia bastante produtivo e com a presença de muitos usuários, trabalhadores e autoridades, a conferência contou com a participação da palestrante Ana Teresa, Gestora de Rancharia, falou sobre o SUS (Sistema Único de Saúde).

Muitas ideias foram propostas em cada eixo debatido e o dia resumiu-se a um acontecimento de extrema importância.

Assim, a propostas devem agora nortear a política de Saúde do município entre 2018 a 2021.

Prevista na Lei nº 8142/90, a conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais, seu produto expressa as necessidades de saúde daquela população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais.

As conferências são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

A partir da aprovação do novo modelo de repasse de recurso do SUS, pactuado este ano, os repasses se darão unicamente baseado no Plano Municipal de Saúde, fica ainda mais relevante esse planejamento eficaz e feito de forma ascendente com a participação do controle social e isso se dá, principalmente, a partir de uma Conferência Municipal bem feita.

Embora simples, a organização da Conferência Municipal de Saúde deve ser cuidadosa, principalmente por se tratar de uma construção coletiva. Para prevenir equívocos, esse processo deve ser coordenado preferencialmente por uma comissão organizadora indicada e eleita pelo Conselho Municipal de Saúde, que deve estar à frente desta construção, seguindo uma sequência de passos para facilitar o trabalho.