Parapuã, Segunda, 20 de Agosto de 2018

Você está aqui: Página inicial / Notícias / Saúde

Quinta, 09 de agosto de 2018 às 12h06

Primeiro 'Dia D' da campanha contra pólio e sarampo é realizado

Imunização começou no sábado (4) e irá até 31 de agosto.

O primeiro “Dia D” da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo, realizado no sábado (4) em Parapuã conseguiu uma boa cobertura na opinião dos agentes de saúde. O novo “Dia D” será em 18 de agosto. A campanha, que vai até 31 de agosto tem a meta de imunizar 95% das crianças maiores de um ano e menores de cinco. Em Parapuã todos os PSfs realizaram a campanha que contou com o apoio do Rotary e Rotaract de Parapuã Pólio e sarampo A transmissão do sarampo se dá por via respiratória e o vírus pode ser transmitido se a pessoa contaminada conversar, espirrar ou tossir próximo a uma pessoa saudável. O vírus sobrevive por cerca de duas horas em superfícies e se propaga rapidamente. Adultos também podem ser vacinados. Quem tem entre 30 e 49 anos deve ter tomado, no mínimo, uma dose da vacina e somente a partir dos 50 anos ela não é mais necessária, segundo o Ministério da Saúde. A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. Ela pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Segundo o Ministério da Saúde, nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.