Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Terça, 16 de Abril de 2024

Parapuã Realiza Palestra sobre Hepatites

Terça, 04 de agosto de 2015 às 08h03

Conforme cronograma do Ministério da Saúde o Departamento de Saúde de Parapuã realizou na noite do dia 29 de julho uma palestra sobre as Hepatites Virais. O evento aconteceu no PSF Dr German as 19 horas, o tema foi abordado pelas Enfermeiras Regiane e Lilian que falaram sobre a doença, os sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Essa é uma das ações que foram preparadas pelo departamento durante o decorrer da semana. É importante que todos se previnam com o uso de camisinha.
Todas as unidades distribuem diariamente preservativos além de pontos estratégicos em toda a cidade. O Centro de Saúde III G.M.C também disponibiliza os testes rápidos para diagnóstico precoce o que garante um tratamento mais efetivo.

HEPATITES VIRAIS
Tanto a hepatite B quanto a C a são transmitidas através de relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada; da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação; ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings.
A maioria dos casos de hepatite B e C não apresenta sintomas. Porém os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção. Como as hepatites virais são doenças silenciosas, o ideal é consultar regularmente um médico e fazer o teste.
O diagnóstico destas doenças é feito por meio de exame de sangue específico. Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado.
Para prevenir a hepatite do tipo B já existe vacina, que deve ser aplicada em três doses. Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B em qualquer posto de saúde. Mas, é necessário ter até 49 anos. A imunização só é efetiva quando se toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.
Mas, para a hepatite C ainda não existe vacinação. O método de prevenção é o mesmo para as hepatites B e C: usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal. Além disso, toda mulher grávida precisa fazer em seu pré-natal os exames para detectar a hepatites, a Aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas, inclusive sobre o tipo de parto e amamentação.