Este site necessita que o Javascript esteja habilitado.
Prefeitura de Parapuã

Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quarta, 24 de Abril de 2024

Prefeitura de Parapuã

Parapuã
30°C máx
17°C min
Saúde

Os Departamentos de Saúde, Educação e Esporte se reúnem para discutir a obesidade nas escolas estaduais e municipais de Parapuã. 

Terça, 16 de junho de 2015 às 16h28
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã

Na manhã do dia 02 de junho estiveram reunidos na Câmara Municipal de Parapuã diversos profissionais entre eles Izabel Steffano que é a Coordenadora do Programa de Controle as Doenças Crônicas e representante da Regional de Saúde de Marília, Mércia que é doutora no assunto e Nutricionista da Famema de Marília, Elizabete Koga  Articuladora da Atenção básica,  os Diretores de Departamento Eder Castro e Luiz Fabiano,  Diretores de Escolas Estaduais e Municipais, Coordenadores de Creches Municipais, Enfermeiras, Nutricionistas e Agentes Comunitárias. A finalidade do encontro foi apresentar os dados coletados durante a avaliação antropométrica (peso e altura), que foi realizada em todas as escolas do município no mês de março de 2015. Esses dados foram analisados e tabulados pelas enfermeiras do Centro de Saúde. E que surpreendeu a todos foi a quantidade de sobrepeso e obesidade que passa do 60% dos alunos das escolas principalmente do ciclo 1. Conforme o Índice de Massa Corpórea foram criados gráficos que foram apresentados pela Enfermeira Regiane, que é Responsável Técnica do Centro de Saúde e também responsável pela Vigilância Epidemiológica.  O encontro foi fruto do empenho do Departamento Municipal de Saúde em reunir parceiros para trabalhar o assunto. Os departamentos de Educação e Esporte atenderam prontamente a esse convite e surgiu mais uma parceria para o enfrentamento da obesidade no município. Serão desenvolvidas várias ações, entre elas a apresentação dos dados para os país dos escolares e planejamento de um cronograma de atividades que serão desenvolvidas para tratar o enfrentamento ao problema. 
É o empenho do Município em prevenir futuras doenças como por exemplo problemas cardíacos. É importante que consigamos mudar os hábitos alimentares da nossa população, proporcionar uma infância de qualidade para nossas crianças, adolescentes e adultos saudáveis e praticantes de atividades físicas para colhermos uma velhice tranquila. É um grande passo que Parapuã dá em relação a promoção da saúde, isso nos leva a ser destaque em planejamento e em gestão para a melhoria da qualidade de vida de nossos Munícipes. " Primeiramente agradeço a Deus e a presença de todos os envolvidos nesse novo processo de trabalho, é fato em nossa realidade que a obesidade é um fator de risco que está em alta no dia a dia das pessoas, e também é fato que quando pensamos em saúde, deixamos a prevenção de lado e é o que evita doenças, principalmente doenças crônicas, e hoje estamos totalmente voltadas as crianças pelo simples fato de serem nosso futuro amanhã e nosso índice de obesidade como citado acima está extremamente alto e isso nos alertou a fazer esse trabalho em conjunto com outros departamento e com os pais, inclusive a inserção e participação dos pais nesse momento é extremamente importante para o sucesso na execução dos trabalhos, uma vez que a responsabilidade é de todos, estamos otimista e temos a certeza que a parceria já começou certo, é um processo lento mas que temos a certeza que no futuro trará enormes frutos" ressalta Éder Castro (Supervisor de Saúde).   



Fale com a Prefeitura Municipal de Parapuã

Horário de Atendimento

07h30min às 12h 13h30min às 17h

Av São Paulo, N° 1.113 - Centro, Parapuã/SP