Parapuã, Quinta, 13 de Dezembro de 2018

Você está aqui: Página inicial / Notícias / Saúde

Quinta, 15 de março de 2018 às 08h05

Médica Veterinária, Dr. Ana Carolina, realiza palestras em todas as ESF

Dia 09 de março as gestantes da ESF Drº Jader Labegalini Cabral, foram orientadas sobre Toxoplasmose, fez palestra também na ESF 8 de Março e ESF Central Drº German com os grupos de hipertensos e diabéticos durante semana. Este trabalho está sendo desenvolvido com os grupos de todas as unidades durante todo o mês de Março, quando realizamos essas ações educativas, além de conseguirmos estreitar o contato com a população, fazemos com que se crie mobilizações para combatermos os problemas. Iniciamos um ciclo de rodas de conversa (palestras) com os grupos de gestantes, diabéticos e hipertensos das Estratégias Saúde da Família' mas a intensão é ampliar essa abrangência desossas ações, segundo a Veterinária Ana Carolina. A atuação destacada de diferentes áreas da Medicina Veterinária tem modificado a ideia da população de que o médico veterinário é apenas o “médico dos bichos”. Além do cuidado com os animais de companhia, selvagens ou de criação, o profissional de Medicina Veterinária ajuda a promover a saúde humana e a melhorar as condições ambientais. A interligação entre as saúdes humana, animal e ambiental é chamada de Saúde Única e médico veterinário faz parte desse processo. Desde 2011, a Medicina Veterinária faz parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Equipes formadas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, atuando de maneira integrada, têm maior capacidade de intervir em problemas e atender necessidades dos municípios em termos sanitários e ambientais. As equipes multidisciplinares são referência e apoio para os profissionais das Unidades de Atenção Básica e, ao mesmo tempo, contribuem para o alcance do cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) estima que 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais, domésticos ou selvagens. A presença dos médicos veterinários no NASF melhora a qualidade da atenção básica à família. São eles que realizam as visitas domiciliares para diagnóstico de risco à saúde na interação entre seres humanos, animais e meio ambiente. O contato com a população permite ajudar a sanar dúvidas sobre cuidados gerais, como alimentação, vermifugação e vacinação, melhorando o convívio com os animais de estimação, prevenindo doenças e o abandono nas ruas. Os profissionais de Medicina Veterinária participam do desenvolvimento de ações educativas e de mobilização contínua da comunidade, ajudando no controle de doenças e conscientização sobre o uso e manejo adequado do território. Além disso, participam de estudos e pesquisas em saúde pública, orientam sobre cuidados com manejo de resíduos, previnem e controlam doenças transmissíveis por alimentos, vetores, animais e alterações ambientais provocadas pelo ser humano e desastres naturais.