Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 19 de Abril de 2024

Campanha dos 3 Bichos

Sexta, 05 de setembro de 2014 às 13h17

A vigilância Epidemiológica realiza também a busca de casos de Hanseníase e o tratamento massivo contra a verminose com a população de escolares de 5 a 14 anos da rede pública municipal e estadual.
Hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. Pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças e é transmitida de pessoa a pessoa pela respiração. Mas tem tratamento e cura. Para evitar a transmissão e incapacidades é só começar a tratar. Os sinais e sintomas são: manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas (com diminuição da sensibilidade); dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde.
As verminoses são infecções no intestino provocadas por parasitas tais como: lombriga e amarelão. As verminoses podem causar sérios problemas de saúde como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarréias freqüentes. Além disso as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem.
As verminoses podem ser prevenidas com tratamento e bons hábitos de higiene como;
- Lavar as mãos com água e sabão;
- Cortar as unhas;
- Andar sempre calçado;
- Utilizar o banheiro para fazer suas necessidades;
- Beber água filtrada ou fervida;
- Lavar bem os alimentos antes de comê-los
" É mais um belo trabalho de nossa vigilância Epidemiológica que através de nossa enfermeira Regiane e apoio da Agente Comunitária Regina,  este é um dos programas de muitos que são executados na saúde do município, e que as vezes passa despercebido mas que para nós membros da saúde estamos totalmente voltados aos cuidados da população sendo eles crianças, jovens, adultos e idosos" fala Éder (Supervisor de Saúde).