Este site necessita que o Javascript esteja habilitado.
Prefeitura de Parapuã

Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 18 de Abril de 2024

Prefeitura de Parapuã

Parapuã
30°C máx
17°C min
Saúde

Busca ativa para o Tracoma 

Sexta, 05 de setembro de 2014 às 13h15
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã

O Departamento Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica sob a responsabilidade da Enfermeira Regiane Simone Gimenes Fregoneze realiza a busca ativa para o tracoma nos estabelecimentos escolares municipais e estaduais ( pré escola, ensino fundamental ciclo 1 e 2 ).
Tracoma é uma doença que dá nos olhos, principalmente de crianças menores de 10 anos. O tratamento é fácil, mas pode ser grave, quando não tratado corretamente, e pode levar à baixa visual, em alguns casos.
As manifestações podem ser sintomáticas ou assintomáticas. Os olhos podem ficar vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de areia e sensível à luz.
A transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com tracoma de uma pessoa para outra, de objetos contaminados como lápis, borracha, caneta, toalhas de rosto e de banho, roupas de cama e lenços. É mais fácil passar de uma pessoa para outra em ambientes coletivos como escolas e creches.
A prevenção é: lavar as mãos e o rosto com sabonete várias vezes ao dia, não coçar os olhos, procurar dormir sozinho na cama. Quando precisar dormir com mais pessoas, ficar com a cabeça para lados diferente e não usar toalhas ou lenços de outras pessoas.
Este trabalho de busca ativa já vem sendo realizado a vários anos no município e o índice de crianças acometidas vem diminuindo muito a cada ano. "É realmente um trabalho extremamente minucioso e muito técnico que exige uma grande capacidade por parte dos profissionais e isso nossa enfermeira Regiane junto com a equipe tem de sobra tanto em experiência como em conduta, o que faz o trabalho ainda mais resolutivo e assim atingimos a meta estabelecida" finaliza Éder - supervisor de saúde

Fale com a Prefeitura Municipal de Parapuã

Horário de Atendimento

07h30min às 12h 13h30min às 17h

Av São Paulo, N° 1.113 - Centro, Parapuã/SP