Este site necessita que o Javascript esteja habilitado.
Prefeitura de Parapuã

Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 29 de Março de 2024

Prefeitura de Parapuã

Parapuã
30°C máx
17°C min
Saúde

Agentes comunitárias de saúde e auxiliares de enfermagem participam de curso "caminhos do cuidado"

Sexta, 05 de setembro de 2014 às 13h09
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã

Está acontecendo em Parapuã o curso CAMINHOS DO CUIDADO, projeto este que serão realizados em 5 encontros semanais com alguns profissionais da saúde sendo eles, agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem da cidade, o curso são ministrados na ASEMAP (Associação dos servidores municipais e amigos de Parapuã), este projeto Caminhos do Cuidado começou a ser concebido a partir da parceria formada por duas instituições: a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro e Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul. Articulado pela Casa Civil e sob a responsabilidade do Ministério da Justiça, o projeto está inserido no eixo do Cuidado do Plano Integrado “Crack, é possível vencer”. Desde o seu início contou com a parceria da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), que foi essencial para sua execução. A base do projeto é a política de atenção integral e cuidado com as pessoas que fazem uso prejudicial de drogas.
As parcerias com setores do Ministério da Saúde como o Departamentos de Gestão da Educação na Saúde (Deges), de Atenção Básica (DAB) e de Saúde Mental do Ministério da Saúde foram fundamentais para a realização do “Caminhos do Cuidado”, assim como a articulação entre as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) que são protagonistas nessa formação, destacando a parceria entre estados e municípios, Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e com as Escolas Técnicas do SUS e Escolas de Saúde Pública (ETSUS/ESP).
O principal objetivo do curso é preparar profissionais da ponta para que consigam ouvir os usuários sem o pré-conceito. Saber acolher, direcionar e principalmente buscar alternativas dentro da realidade de cada município. Assim como fortalecer os princípios do SUS. Para tanto foram selecionados tutores com o perfil didático capaz de sensibilizar trabalhadores para esse olhar diferenciado e principalmente voltado para a melhoria do trabalho ofertado. 
O município de Parapuã deu início ao curso último dia 21 e segue até o dia 18 de setembro, a tutoria de Aline Freitas (Enfermeira e técnica da gestão do município Bastos) e Lilian Brambilo (Enfermeira do Centro de Saúde III G.M.C de Parapuã). 
" Temos uma bela equipe de agentes comunitários de saúde e auxiliares, assim como todo o corpo de funcionários da saúde do município, que prestam um serviço com qualidade a população, e esse projeto Caminhos do Cuidado vem para somar e multiplicar o conhecimento de ambas, pois além da importância do acolhimento de alguns casos na população é importante obtermos um direcionamento efetivo dentro da nossa realidade, agradecemos todos os profissionais envolvidos no curso e todo o corpo de tutores que ministram o curso " (finaliza Éder - Supervisor de Saúde) 



Fale com a Prefeitura Municipal de Parapuã

Horário de Atendimento

07h30min às 12h 13h30min às 17h

Av São Paulo, N° 1.113 - Centro, Parapuã/SP