Este site necessita que o Javascript esteja habilitado.
Prefeitura de Parapuã

Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quarta, 24 de Abril de 2024

Prefeitura de Parapuã

Parapuã
30°C máx
17°C min
Meio Ambiente

Usina de Lixo Cotralix será desativada a partir do mês de Setembro

Quinta, 28 de agosto de 2014 às 09h44
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã

O Consórcio de lixo Cotralix entre as cidades de Parapuã, Bastos, Rinópolis e Iacri, será encerrado a partir do mês de setembro, devido ao alto investimento para aquisição de novos terrenos com licenciamento ambiental já que o atual está com a capacidade esgotada, e mesmo adquirindo estes terrenos continuaríamos com problemas ambientais dentro de nosso município. 
Mesmo o prefeito Samir assumindo a presidência do Consórcio e assim efetivamente tentando reparar a falta de investimentos nos equipamentos, que sempre foi se dando um “jeito” para o funcionamento a Usina atualmente vinha trabalhando de forma adequada. 
Porém com o anuncio da saída do Município de Bastos do Consorcio, que é um terço do lixo ali processado, inviabilizou para os outros municípios assumir todo o custo de operação da Usina, com isto Rinópolis também comunicou sua saída, com isso os prefeitos se reuniram e definiram o término das atividades da Usina agora em setembro.   
Para Parapuã em ponto de vista do emprego é muito ruim pois temos ali 20 empregos, e o prefeito Samir ficou muito apreensivo com o que irá fazer com os funcionários, pensou até em Parapuã assumir sozinha e tocar a Usina porém o custo mensal é de R$ 60.000,00, e ainda adquirir novos terrenos e adequar as exigências ambientais, ficando impossível a prefeitura tocar.
Hoje existem várias empresas que fornecem o serviço para a disposição do lixo, e Parapuã irá licitar este serviço, será realizado o acerto de todos os funcionários, com todos os direitos trabalhistas previsto por lei, e o Prefeito Samir está buscando tentar implantar no local um transbordo dos materiais já que a área da usina ficará para a prefeitura e assim absorver uma parte destes funcionários. 
Foi realizado um levantamento, nestes anos de funcionamento da usina em Parapuã foram depositados 200.000 toneladas de lixo isto devido as 4 cidades depositando se fosse apenas Parapuã seria 40.000 toneladas, olha o impacto ambiental que isto causou para o município, pois este lixo vai ficar lá e este problema nunca será resolvido, pois está lá aterrado e ainda a usina terá que dar manutenção deste local por mais 20 anos que a lei obriga.
Por estes motivos a usina está sendo encerrada e assim o lixo não ficará mais no município e nem será importado o lixo, iremos enviar o lixo de Parapuã para fora do município evitando assim problemas graves ambientais.
Parapuã entrou recentemente no CIVAP para sanar outros problemas de lixo no município que era o de Pneus que hoje tem a devida destinação bem como o de entulhos que hoje é triturado e reutilizado em estradas rurais.

Fale com a Prefeitura Municipal de Parapuã

Horário de Atendimento

07h30min às 12h 13h30min às 17h

Av São Paulo, N° 1.113 - Centro, Parapuã/SP