Este site necessita que o Javascript esteja habilitado.
Prefeitura de Parapuã

Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sexta, 26 de Abril de 2024

Prefeitura de Parapuã

Parapuã
30°C máx
17°C min
Meio Ambiente

Semana da Água – Parapuã. OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Terça, 20 de maro de 2018 às 14h22
 Prefeitura de Parapuã
 Prefeitura de Parapuã

A cada dia a importância em desenvolver novas tecnologias para garantir um abastecimento de água futuro, traz à tona também a preocupação com a preservação e uso mais racional da natureza.
Considerado o principal e mais importante insumo para a produção agropecuária, a água tem papel fundamental na qualidade final dos alimentos, setor que consome grande volume de água para irrigação das lavouras, o que por muitas vezes compromete o ambiente.
O constante, e inadequado uso da água, aliada à escassez hídrica apresentada nos últimos anos em várias regiões do Brasil, motiva e norteiam ações que promovam a evolução de técnicas de irrigação na produção de alimentos.
Em Parapuã, experimentos iniciados em 2006, conduzidos em ambiente protegido, com o propósito de observar a influência climática sobre o sistema do plantio de hortifrútis, traz resultados significativos em relação à economia de água para a manutenção e desenvolvimento das plantas. Analisando os comparativos entre o plantio convencional e o utilizado na pesquisa de produção hidropônica, a redução no uso da água chega a 80%. Soluções baseadas no reaproveitamento de resíduos de agroindústria local e de podas de árvores urbanas, que após tratamento são reutilizados na produção de alimentos.
É evidente a importância da evolução de tecnologias aplicadas em sistemas de irrigação para produção de alimentos, destacando, porém, a importância atribuída ao termo sustentabilidade, que são ainda mais relevantes no setor hídrico, que busca entre cenários e conceitos as realidades que possam garantir a sobrevivência das futuras gerações.

Abaixo local dos experimentos para o reaproveitamento dos resíduos.

Fale com a Prefeitura Municipal de Parapuã

Horário de Atendimento

07h30min às 12h 13h30min às 17h

Av São Paulo, N° 1.113 - Centro, Parapuã/SP