Parapuã, Quinta, 19 de Julho de 2018

Terça, 20 de março de 2018 às 14h22

Semana da Água – Parapuã. OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

A cada dia a importância em desenvolver novas tecnologias para garantir um abastecimento de água futuro, traz à tona também a preocupação com a preservação e uso mais racional da natureza. Considerado o principal e mais importante insumo para a produção agropecuária, a água tem papel fundamental na qualidade final dos alimentos, setor que consome grande volume de água para irrigação das lavouras, o que por muitas vezes compromete o ambiente. O constante, e inadequado uso da água, aliada à escassez hídrica apresentada nos últimos anos em várias regiões do Brasil, motiva e norteiam ações que promovam a evolução de técnicas de irrigação na produção de alimentos. Em Parapuã, experimentos iniciados em 2006, conduzidos em ambiente protegido, com o propósito de observar a influência climática sobre o sistema do plantio de hortifrútis, traz resultados significativos em relação à economia de água para a manutenção e desenvolvimento das plantas. Analisando os comparativos entre o plantio convencional e o utilizado na pesquisa de produção hidropônica, a redução no uso da água chega a 80%. Soluções baseadas no reaproveitamento de resíduos de agroindústria local e de podas de árvores urbanas, que após tratamento são reutilizados na produção de alimentos. É evidente a importância da evolução de tecnologias aplicadas em sistemas de irrigação para produção de alimentos, destacando, porém, a importância atribuída ao termo sustentabilidade, que são ainda mais relevantes no setor hídrico, que busca entre cenários e conceitos as realidades que possam garantir a sobrevivência das futuras gerações. Abaixo local dos experimentos para o reaproveitamento dos resíduos.