Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 28 de Março de 2024

Meio Ambiente

Prefeito e diretor do Meio Ambiente participam do “Ambiente Móvel” em Presidente Prudente

Quinta, 01 de fevereiro de 2018 às 15h31

O prefeito Gilmar Martin Martins, acompanhado pelo Diretor do Meio Ambiente Luis Claudio Lopes de Andrade, participaram na cidade de Presidente Prudente, da primeira edição do Programa “Ambiente Móvel” que superou as expectativas de público, chegando à casa dos 500 participantes. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e foi realizado na manhã desta quarta-feira (31/01), no Centro Cultural Matarazzo.
O titular da pasta estadual, secretário Maurício Brusadin, conduziu a primeira parte do encontro e, em sua fala, expôs o principal o objetivo do evento, que é “permitir o acesso direto a diretores e representantes das mais diversas frentes de trabalho do sistema ambiental paulista”. Brusadin também enalteceu os avanços alcançados nos últimos anos.
“O Brasil tem sofrido ano após ano com a perda de sua cobertura vegetal. Mas mesmo diante desse contexto, o Estado de São Paulo, com um quarto de toda a população brasileira, conseguiu aumentar em 9% a cobertura vegetal no último ano”, ressaltou.
Quanto ao dilema enfrentado pelos municípios em relação à destinação adequada dos resíduos sólidos, o secretário enfatizou que não vê outra solução a não ser a formalização de consórcios, que tornam o processo mais ágil, eficiente e barato para as prefeituras.
Na região de Presidente Prudente, já está em andamento a criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista, cujo estatuto foi apresentado nesta manhã para os prefeitos presentes ao evento. Modificações pontuais no documento foram sugeridas pelos chefes do executivo, e um novo encontro deve ser realizado para a instituição formal do consórcio.