Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Quinta, 18 de Abril de 2024

Meio Ambiente

Parceria para a Recomposição da mata ciliar em cumprimento dos Termos de Conduta de Recuperação Ambiental – TCRA, firmados com a Cetesb para a realização de obras no município de Parapuã.

Quinta, 15 de março de 2018 às 09h24

A parceria com a Companhia Energética de São Paulo (CESP) por meio do Programa de Fomento Florestal em viveiro de mudas nativas localizado no município de Rosana (SP), esse centro tem capacidade de produzir até 1.500.000 mudas por ano de espécies dos mesmos tipos de vegetação trabalhadas regionalmente, que visa a recomposição das matas ciliares traz, entre outros benefícios, o aumento da diversidade de flora e fauna na região. Entre as espécies fornecidas pela CESP estão perobas, ipê, ingá, jequitibá, aroeira e figueira, esta de grande importância para o meio ambiente, porque alimenta diversos animais, inclusive aves, que ajudam na dispersão de sementes, fator que aumenta também a diversidade da flora.
A recuperação de áreas degradas, nesta parceria firmada com a CESP, disponibilizou cerca de 18.000 mudas de árvores nativas em uma primeira etapa, com o compromisso de devolver a natureza sua diversidade em fauna e flora, enriquecendo o ambiente e contribuindo com a qualidade de vida dos habitantes do município, uma vez que os limites urbanos ficam próximos do manancial em recuperação, entre outros benefícios do programa para os parceiros da Empresa são a proteção dos cursos d'água em propriedades rurais, com a valorização das mesmas e a conformidade à legislação ambiental, que exige a proteção de áreas de preservação permanente.
No dia 06 de março o Prefeito Gilmar Martin Martins acompanhado pelo Diretor do Meio Ambiente Luis Claudio Lopes de Andrade receberam a visita de Jorge Watanabe, Engenheiro Agrônomo Diretor de Divisão de Gerenciamento Ambiental e Ecossistemas da CESP, para confirmar a parceria e se colocar à disposição para mais projetos, gerando economia para os cofres públicos.