Seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Parapuã, Sábado, 20 de Abril de 2024

Florada dos ipês

Quinta, 28 de agosto de 2014 às 09h38

Todo ano, entre os meses de agosto e setembro, Parapuã fica colorida de amarelo. É a época da florada do ipê-amarelo, árvore largamente utilizada na arborização urbana.
O ipê está espalhado por quase todo o Brasil. São várias espécies e suas flores podem ter várias cores: amarelo, roxo, rosa – até branco. A flor do ipê-amarelo é considerada a flor símbolo do Brasil. As árvores, de grande porte, perdem todas as folhas e ficam cobertas pelas flores, em cachos, em um amarelo vivo que se destaca na paisagem mesmo à distância.
Mas tudo o que é bom dura pouco; em uma semana, em média, as flores caem, forrando o chão de amarelo. Em poucos meses, vêm os frutos e as sementes – aladas, para que sejam levadas pelo vento, disseminando a espécie.
As fotos são do trevo das rodovias João Ribeiro de Barros SP-294 e Assis Chateubriand SP-425.