Parapuã, Quarta, 23 de Agosto de 2017

Terça, 01 de agosto de 2017 às 09h33

Gatebol feminino de Parapuã é prata no 61° Jogos Regionais de Osvaldo Cruz

Conheça a equipe

A equie de Gatebol Feminino de Parapuã foi prata no 61° Jogos Regionais de Osvaldo Cruz.

A foto mostra, da esquerda para a direita, Mieko Yamagata; Luzia Murakami; Adélia H Matsuno da Câmara; Linda M Matsuno Migliorini; Neide Y Matsuno.

O Gatebol  foi criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuki. Suzuki tinha esse jogo originalmente concebido para crianças acima de tudo, mas os idosos estão entusiasmados com Gateball,porque esse esporte pode ser praticado mesmo em idade avançada, enquanto que a aptidão física é melhor se desenvolveu, contudo, fácil de aprender e não muito exigente fisicamente, ele está lentamente se tornando um esporte de gerações.

Quadra de gateball duas bolas e um arco

Em 1984, a Japan Gateball Union foi estabelecida. No ano seguinte, Japão, Coreia do Sul, Brasil, Taiwan, e os Estados Unidos formaram a World Gateball Union (WGU). Existem atualmente 15 afiliados membros do WGU: Austrália, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, China, Singapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Indonésia, Japão, Paraguai, Peru, Taiwan e Uruguai.

Em 1987 foi criada a South American Gateball Union inicialmente com Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, e Peru.

Em 1991 foi criada a Asia Gateball Union com Japão, China, Coreia do Sul, e Taiwan.

Gateball é bem aceito, não só para os idosos, mas também é adequado para pessoas com deficiência. Por exemplo, a Gateball Association of Chinese Taipei, em Taiwan, em 2004, existiam cerca de 200.000 jogadores de gateball, hoje, com uma idade média de 60 anos. Existem 5.000 equipes e cerca de 8.000 árbitros. Em adição, existiam 2004, em Taipei, cerca de 60 equipes de pessoas com deficiência, que jogaram como o Gateball cadeira de rodas.

Em todo mundo o gateball hoje é jogado em todo o mundo por mais de 8 milhões de habitantes, dos quais 6 milhões só no Japão.

Assessoria de Imprensa_